Unidade, que fica na cidade de Zhoushan, tem três linhas de produção, com capacidade anual de três milhões de toneladas.

A mineradora brasileira Vale anunciou, nesta terça-feira (25/08), a inauguração de um centro de moagem de minério na província chinesa de Zhejiang, uma parceria com o grupo local Ningbo Zhoushan Port Group (NZP) Group.

A unidade, no terminal de transferência de minério de Sulanghu, na cidade de Zhoushan, é o primeiro centro de moagem da Vale na China e tem três linhas de produção, totalizando uma capacidade anual de três milhões de toneladas, disse a companhia em comunicado.

A Vale disse que o primeiro produto do centro de moagem será o chamado “GF88”, um fino moído de minério de ferro de alto teor que usará finos de Carajás como matéria-prima, o que segundo a Vale apoiará clientes siderúrgicos no desafio de reduzir emissões de carbono.

O diretor executivo de Ferrosos da Vale, Marcello Spinelli, definiu o CF88 como “um produto mineral verdadeiramente verde” devido a suas características. “Possui alto teor de ferro, baixas impurezas e baixo ´loss on ignition´”, afirmou, segundo nota da empresa.

O centro de moagem é resultado de uma parceria ampla entre a Vale a o NZP Group que data de 2016, quando começaram a cooperar na blendagem de minérios para produção dos chamados Brazilian Blend Fines (BRBF).

A Vale e o NPZ Group ainda fecharam em dezembro de 2019 um contrato de serviço de moagem para lançamento de novos produtos de minério de ferro moído na China.

Maior fabricante de aço do mundo, a China tem buscado minimizar a poluição de sua indústria pesada e o uso de minério de ferro de alto teor e baixas impurezas por siderúrgicas pode reduzir emissões de dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio.

As importações de minério de ferro da China aumentaram nos últimos meses, atingindo recorde em julho, com a economia se recuperando das interrupções causadas pela pandemia do coronavírus. Os preços domésticos do minério de ferro saltaram mais de 60% neste ano.

 

Por Reuters.