Alta se deve ao início das atividades na plataforma P-66 e retomada das plataformas P-37.

A Petrobras produziu, em maio, 37% a mais de petróleo e gás na camada de pré-sal em comparação ao mesmo período em 2016. No balanço total do mês, a produção foi de 2,80 milhões boed, sendo 2,68 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.

Em comparação ao mês de abril, a exploração na camada pré-sal foi de 1,57 milhão de barris de óleo equivalente por dia, volume 5,1% acima maior. Já a produção média de petróleo, em comparação ao mês de abril, foi de 2,18 milhões de barris por dia (bpd), volume 3,9% superior.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o aumento repercute o início da produção de um novo projeto, no sul do campo petrolífero de Lula, na Bacia de Santos, através da plataforma P-66, cujas atividades começaram no dia 17 de maio, e também devido ao retorno da produção das plataformas P-37 (campo de Marlim na Bacia de Campos) e FPSO Cidade de Angra dos Reis – paralisadas para manutenção –, assim como pela a entrada de um novo poço produtor no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos.

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume líquido, foi de 78,9 milhões de m³/d, 0,5% acima do mês anterior. A produção de petróleo nos campos do exterior pela empresa estatal foi de 65 mil bpd, volume 1% acima do mês anterior. Esse desempenho resultou, principalmente, da entrada em produção de um novo poço no campo de Saint Malo, nos EUA.
A produção de gás natural foi de 9,3 milhões de m³/d, 3% abaixo do volume produzido em abril de 2017. Essa redução foi consequência, principalmente, da menor demanda da produção de gás na Bolívia.