Ceará fará mapeamento mineral dos munícipios

Nicolle Barbosa, entregou ao prefeito Bismarck Bezerra, um relatório sobre os recursos minerais existentes na localidade - Divulgação / Adece.

Trabalho é continuidade do Atlas da Mineração e deve analisar municípios individualmente para prospecção de minérios.

Após a elaboração do Atlas da Mineração, conforme informado pela Revista Mineração, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) fará um mapeamento individual de todos os recursos minerais dos municípios do Estado. A intenção é identificar novas unidades produtivas e aumentar a renda da região, gerando investimentos e novos empregos para a população.

O município de Piquet Carneiro foi o primeiro a ter o território analisado, sendo que o relatório com resultados foi entregue à prefeitura no último dia 19. O mapeamento apontou a existência de quartzo, quartzito, granito, manganês, ametista e mármore.

Após entregar o documento ao prefeito Bismarck Bezerra, a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, comentou sobre a demanda de outras cidades para receberem o mapeamento mineral. “Fomos procurados por mais de 20 prefeitos cearenses em busca de investimentos para seus municípios gerarem trabalho e renda. Entregamos o primeiro relatório ao prefeito de Piquet Carneiro e, de posse do documento, ele agora irá conversar com os proprietários dessas áreas para estimular sua produção”, afirmou a presidente da Adece.

Em nota oficial, Nicolle Barbosa afirmou que um trabalho de mapeamento já está sendo concluído na cidade de Cedro e que outros 10 municípios “serão contemplados com relatórios de suas potencialidades minerais”.

“A ideia é disponibilizar para as prefeituras a relação desses proprietários, tanto das áreas, quanto das licenças para que o gestor municipal estimule o início das atividades produtivas com o intuito de desenvolver a economia municipal”, explica Nicolle.

Atlas

Como divulgado no mês de junho pela Revista Mineração, o Atlas Geológico e da Mineração do Estado já está disponível no site da agência: www.adece.ce.gov.br. No documento é possível encontrar, além das riquezas minerais do Estado, a infraestrutura hídrica, ferroviária, rodoviária, portos, aeroportos e linhas de transmissão de energia existentes em território cearense.