Anglo American recebe selo ambiental

Projeto Minas-Rio recebeu Selo Ouro pela primeira vez - Foto: Divulgação Anglo American

Certificação do programa GHG Protocol reconhece empresas que possuem políticas de controle em emissões dos gases do efeito estufa.

A mineradora Anglo American acaba de receber o Selo Ouro para seus Inventários de Gases do Efeito Estufa, dentro do Programa Brasileiro GHG Protocol. O projeto Minas-Rio recebeu o Ouro pela primeira vez, enquanto as operações de níquel da empresa tiveram o reconhecimento máximo renovado pela sexta vez.

O selo reconhece o compromisso das empresas com o monitoramento e controle das emissões desses gases em suas operações, sendo que o Programa Brasileiro GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE, ou GHG em inglês).

Além disso, a companhia conta com uma ferramenta de gestão que permite o monitoramento mensal das emissões de gases para identificar formas de minimizá-las, chamada de Balanço de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Nas operações de níquel da Anglo American, de 2014 a 2016, as emissões de gases do efeito estufa tiveram uma redução de 13,17% em termos absolutos. Já no Minas-Rio, que produziu o Inventário pela primeira vez em 2016, a redução foi de 1% na emissão.
“Ainda é uma redução pequena, mas ela indica que estamos no caminho certo”, analisa o coordenador de Desenvolvimento Sustentável, Tiago Alves. A meta da Anglo American é chegar em 2030 com emissão zero de gases do efeito estufa.

Segundo o coordenador, grande parte das emissões de gases geralmente é proveniente dos veículos utilizados nas operações, como caminhões, caminhonetes, tratores, carros utilitários e de passeio. “Nesse ponto, um fator que nos ajuda bastante é que a frota é toda nova. São veículos que originalmente já emitem menos poluentes do que veículos mais antigos”, explica Alves.