PA terá maior geradora de energia solar do Norte

Projeto está sendo instalado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Foto Thiago Gomes/ Agência Pará.

Após concluído, projeto irá suprir 80% da demanda de energia do local.

O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), terá, em breve, a maior central geradora de energia fotovoltaica da região Norte. A captação da energia solar é feita por intermédio de painéis fotovoltaicos que estão sendo instalados como uma cobertura do estacionamento, em uma área de 10 mil metros quadrados.

O projeto está em implantação pelo governo do Estado e já teve 30% da primeira etapa concluída. Esta irá suprir 50% das demandas de energia, quando finalizada. Na segunda parte, mais 30% de energia. De acordo com informações divulgadas pela Agência Pará, a previsão é de que a execução do projeto seja entregue até o final de dezembro.

Após a instalação completa, a central passará por um período de teste, começando a ser explorada a partir de março de 2018.

De acordo com o diretor de Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Alfredo Barros, o Governo do Pará tem interesse em disseminar, na matriz energética do Estado, fontes de geração alternativa. E a energia solar é uma delas. “O Pará tem todas as condições para produzir este tipo de energia”, explica.

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. A energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica. Desta forma, a energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Com informações da Agência Pará.