Governo de SP investe R$ 300 mil em pesquisa mineral

Produção de cerâmica vermelha - Foto: Reprodução Internet.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, estado irá mapear minerais que podem ser aplicados na indústria de cerâmica.

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo está realizando pesquisas minerais para poder impulsionar a economia local. Ao todo, serão investidos R$ 300 mil nos estudos, que devem ser finalizados no primeiro semestre de 2018.

O governo contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para desenvolver um diagnóstico técnico-econômico da Indústria Cerâmica no estado. A pesquisa irá possibilitar o desenvolvimento de empresas da indústria de cerâmica local, levando à geração de emprego e renda.

O objetivo da parceira é coletar dados suficientes para que o governo possa se orientar em programas que possibilitem o abastecimento sustentável de matérias-primas minerais necessárias à economia.

“A mineração está presente em todos os momentos da vida e é uma das atividades econômicas que mais geram emprego e renda no país. Em São Paulo queremos identificar o potencial de produção mineral para suprir as necessidades dessa importante cadeia produtiva”, disse o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Segundo a secretaria, os estudos começaram no mês de dezembro e, nessa fase, são voltados à identificação do potencial geológico para a produção mineral local que atenda às demandas de insumos a curto, médio e longo prazo.