Dados fazem parte de levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O consumo de gás natural no Brasil em outubro cresceu 18,6%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que destaca a retomada industrial e econômica como principal motivadora para o aumento.

“O crescimento em outubro é resultado da gradual retomada da indústria, que também alavanca a cogeração de energia a gás natural, reflexo de uma evolução no cenário econômico do país”, disse em nota o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Segundo a entidade, em outubro foram consumidos 77,2 milhões de metros cúbicos/dia, ante aos 65 milhões de metros cúbicos/dia no mesmo período de 2016. O aumento também foi registrado quando comparado com o mês de setembro, com índice de 2,5%. No acumulado do ano, a alta foi de 5,64%, em relação a 2016.

De acordo com a Abegás, a indústria registrou o crescimento de 6,7% no consumo em outubro, em comparação com 2016, além de alta de 0,36% em relação a setembro, para 27,9 milhões de metros cúbicos/dia.

O levantamento estatístico da Abegás é realizado em 20 estados, com dados coletados de diversos setores como residencial, comercial e automotivo, entre outros.