China atinge recorde de importação de petróleo em janeiro

Foto: Grupo Cimex/ Divulgação.

O país comprou 9,57 milhões de barris por dia (bpd), um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mês de janeiro, a China importou um volume recorde de petróleo e a segunda maior quantidade de gás natural da história. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (8) pela agência de notícias Reuters, o país tem tido maior demanda de energia, principalmente por parte das refinarias. Estas têm impulsionado as compras de petróleo após receberem cotas maiores de importação para 2018.

As importações de petróleo bruto pela China subiram em 20% em relação ao mesmo período do ano passado, para um recorde de 40,64 milhões de toneladas, ou 9,57 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com dados da Administração Geral de Alfândegas divulgados nesta quinta-feira.

O volume se compara a 7,94 milhões de bpd, em dezembro, e supera o recorde anterior, registrado em março de 2017, de 9,17 milhões de bpd.

Já no caso das importações de gás, o país precisou aumentá-las em janeiro para evitar um aperto no fornecimento à população, que se prepara para as comemorações do Ano Novo Lunar na semana que vem.

A importação do produto, incluindo de gasodutos e compras de gás natural liquefeito, totalizou 7,7 milhões de toneladas. O número representa um terço acima do ano anterior e apenas abaixo do recorde de 7,9 milhões de toneladas visto em dezembro.

Com informações da Reuters.