Minério terá como destino final a França e a Ucrânia.

O Porto de Cabedelo, na Paraíba, se prepara para duas operações que irão embarcar 31 mil toneladas de minério de ilmenita para a Europa, como informou o governo do estado por meio de nota. O produto é extraído no litoral norte da região e terá como destino final a França e a Ucrânia.

De acordo com informações da gerência de operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), a primeira operação transportará 18 mil toneladas para a cidade de Rotterdam, na Holanda e de lá irá para a França. Logo após, mais 13 mil toneladas da ilmenita serão embarcadas para a Ucrânia em outra operação. O minério é utilizado na fabricação de pigmentos.

O presidente da Companhia Docas da paraíba, Gilmara Temóteo, ressalta o quanto o porto vem ampliando suas exportações e como os resultados são benéficos para a economia da Paraíba.

“Os diversos investimentos que vêm sendo realizados no Porto de Cabedelo, com recursos do Governo do Estado e da Companhia Docas, têm aberto novas possibilidades e ampliado as operações”, destacou.

A reportagem entrou em contato com a Companhia das Docas para apurar qual seria a data exata do embarque, mas a instituição não retornou até a publicação desta matéria.

Porto de Cabedelo

Em 2017, de acordo com a Docas-PB, o Porto de Cabedelo registrou um aumento de 60% nas exportações realizadas.

Em janeiro de 2018 o aumento na movimentação de cargas foi de 23,98% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram movimentados em fevereiro 87.870 toneladas de produtos entre granéis líquidos e sólidos. Em comparação com o mesmo mês em 2017 a movimentação foi de 70.873 toneladas.

Só nesse ano, o terminal da Paraíba já movimentou 162.669 toneladas.

*Sob supervisão de Sara Lira