Atividades na Islândia, na Holanda e na Suécia fazem parte da negociação com a Hydro.

A empresa de alumínio norueguesa Norsk Hydro ASA, informou por meio de nota, que fez uma oferta para adquirir 100% das ações da fábrica de alumínio islandesa ISAL que pertence a empresa Rio Tinto. A proposta também inclui as instalações de anodo holandesas, Aluchemie e a planta sueca de fluoreto, Alufluor.

A oferta da Hydro, de acordo com a legislação francesa e holandesa, gera uma consulta aos empregados da Rio Tinto e outras partes que têm interesse. Se as pesquisas tiverem sucesso e a aprovação das autoridades de concorrência da União Europeia, a conclusão da transação está prevista para o segundo trimestre de 2018.

O interesse da empresa em fazer o negócio é para reforçar sua posição líder na Europa, pois a ISAL produz 210 mil toneladas de lingotes de extrusão para os segmentos europeus de construção e transporte, com isso reforçará a posição da Hydro como fornecedor principal no continente.

Outro ponto que a companhia acha vantajoso é produzir alumínio com base em energia renovável. A ISAL produz 210 mil toneladas de alumínio com energia limpa, e a união a companhia aumentará sua capacidade total de produção com mais de 70% feita com energia limpa.

O CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzaeg ressalta a importância da negociação. “A oferta demonstra nossa forte crença no alumínio, que está tendo o maior crescimento da demanda global entre os metais comuns. Ter presença em toda a cadeia de valor é essencial para gerar valor a partir desse crescimento e promover práticas sustentáveis em nossas operações globais”, afirmou.

 

*Sob supervisão de Sara Lira