Iniciativa fez ações de siderúrgicas norte-americanas subirem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (1), que irá impor tarifas de importação para o aço e alumínio de 25% e 10% respectivamente. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a execução será válida a partir da próxima semana.

Em reunião com representantes do setor, o presidente prometeu reconstruir as áreas de siderurgia e alumínio do país, destacando que os empresários têm sofrido competição desleal de outras nações há décadas. O governo de Trump afirmou que essas tarifas protegerão a indústria americana.

O comunicado da Casa Branca fez com que as ações de siderúrgicas norte-americanas e de produtos do aço subissem. A AK Steel teve aumento de 11%, a US Steel de 7,5% e a Nucor, de 3,6%.

No Brasil, a repercussão atingiu a Gerdau, que tem filial nos Estados Unidos. As ações dela avançaram 3,7% na bolsa brasileira. As outras empresas do setor como Usiminas e CSN que tiraram uma parcela de suas operações do país norte-americano, tiveram uma queda na bolsa brasileira de 3,2% e 1,2% respectivamente.

 

Com informações da Reuters

*Sob supervisão de Sara Lira