Horizonte conclui fase experimental em planta de níquel no PA

Projeto de Níquel no Pará. Foto: Divulgação/ Horizonte Minerals.

Horizonte Minerals divulgou por meio de nota que o estudo para entrar em fase operacional já está avançado.

A Horizonte Minerals anunciou na última quinta-feira (5) que concluiu o programa de lavra experimental do projeto de níquel, em seu programa Araguaia Níquel, no município de Conceição do Araguaia (PA).

Com investimento de US$ 500 milhões, o projeto criará aproximadamente 500 novos empregos na região quando entrar em fase operacional.

A mineradora informou ter concluído com sucesso a perfuração diamantada que procede a lavra. A cava de teste extraiu 27 mil toneladas de minério com uma análise de reconciliação.

O CEO da companhia, Jeremy Martin, destaca que a conclusão da fase experimental é mais um passo para o desenvolvimento da Horizonte. “Este programa gerou dados reais in situ que nos permitirão confirmar o método de lavra, a estabilidade talude, os perfis de teor, os requisitos de desaguamento, com o trabalho adicional sobre a movimentação do minério, que permitiu que o projeto de britagem primária fosse finalizado”, disse ele.

Martin ainda frisa que o estudo de viabilidade está bem avançado, agora com o foco nos custos de capital, na estratégia de implementação e na economia global do projeto.

“O recente aumento no preço do níquel exigirá algum trabalho de otimização adicional a ser realizado em torno do cronograma de lavra à medida que trabalhamos para otimizar a economia do projeto”, finaliza o CEO.

*Sob supervisão de Sara Lira