Empresas chinesas planejam investimentos no Pará

Governador do Pará, Simão Jatene, com representantes chineses, durante a reunião do dia 7 de junho. Foto: Sedeme/ Divulgação.

Companhias estão fazendo pesquisas no Estado para novos investimentos nos setores de energia e infraestrutura.

Representantes de grandes empresas chinesas visitaram Belém (PA) para negociar novos investimentos em áreas como habitação, tecnologia, energia e infraestrutura. A reunião, ocorrida no dia 7 de junho com o governador Simão Jatene, foi para conhecer mais detalhes sobre as potencialidades do Pará.

“Recebemos hoje essas grandes corporações chinesas que possuem investimentos não só na área de infraestrutura, mas também de habitação, tecnologia e energia. Eles estão prospectando novos negócios para aproximar a ligação entre o Brasil e a China”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) Eduardo Leão.

Entre as empresas asiáticas participantes estavam a China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa chinesa de infraestrutura e líder mundial no segmento, a estatal chinesa China Railways Corporation (Crec) e a China Development Bank (CDB), o banco de desenvolvimento do país asiático.

Uma das áreas de destaque em investimento foi a de infraestrutura, como comentou o secretário da Sedeme, já que o Pará está sendo o arco norte com transporte logístico via marítimo, ferroviário e portuário.

O gerente geral da Crec no Brasil, Song Jing Jing, afirmou que a intenção da visita é aprofundar os estudos e estabelecer parcerias sólidas. “É muito importante para nós essa troca de informações com o governo do Estado, conhecendo as suas potencialidades para articularmos novos investimentos”, explica.

De acordo com informações divulgadas pela Agência Pará, o encontro ocorreu no Palácio do Governo. Além de contar com a participação do titular da Sedeme, Eduardo Leão, o  secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, e outras autoridades também estiveram presentes.

Com informações da Agência Pará

*Sob supervisão de Sara Lira