Extração no pré-sal corresponde a 55,6% do total produzido no mês.

A produção de gás natural no Brasil em maio superou em 2,9% a do mês anterior, conforme balanço mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado na terça-feira (3). No total, foram produzidos 112 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), O índice também equivale a um aumento de 6,8% em comparação com maio de 2017.

O aproveitamento do gás natural foi de 96,3% no mês, período em que foram disponibilizados ao mercado 58,5 milhões de metros cúbicos por dia. A queima de gás totalizou 4,1 milhões de metros cúbicos por dia, 20,5% a mais em relação a abril e 11,3% a mais na comparação com o mesmo mês de 2017. “O aumento está relacionado às atividades de comissionamento da plataforma P-74, em operação no campo de Búzios”, informou a ANP, por meio de nota.

Já a produção de petróleo foi de 2,607 milhões de barris de petróleo por dia (bbl/d), de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). O índice equivale a um aumento de 0,4% em relação a abril e queda de 1,7% em comparação com o mês de maio do ano passado.

No total, incluindo gás natural e petróleo, foram produzidos no país aproximadamente 3,311 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural e Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores.

Pré-sal

A produção do pré-sal também aumentou no período. Com um total de 1,840 milhão de boe/d, houve uma elevação de 3,1% em relação ao mês anterior. A produção de petróleo foi de 1,463 milhão de barris por dia e 60 milhões de metros cúbicos diários de gás natural por meio de 84 poços. A produção nessa camada correspondeu a 55,6% do total produzido no Brasil.