Distrito mineiro foi destruído após rompimento da barragem da Samarco, em 2015. Previsão é que obras sejam concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020.
As obras para a construção do distrito de Bento Rodrigues (MG), destruído após o rompimento da barragem da Samarco em 2015, foram iniciadas na quarta-feira (1º). De acordo com informações divulgadas pela Fundação Renova, neste dia a Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir) emitiu o selo que aprova o parcelamento do solo ao município.
As obras serão executadas no terreno da Lavoura, área escolhida pela comunidade atingida para o reassentamento. A previsão, segundo a Renova, é que elas sejam concluídas em no máximo dois anos. No total, 225 famílias serão reassentadas e os projetos arquitetônicos das casas estão em elaboração junto a cada uma delas. Porém, para o início da construção das residências será necessário, ainda, o alvará da prefeitura Municipal de Mariana.
Inicialmente será feita a supressão vegetal e terraplenagem do terreno. Em seguida, as obras de infraestrutura, como pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia. Após essa etapa, serão construídas as residências e equipamentos públicos.
O projeto urbanístico foi aprovado no dia 8 de fevereiro, com 99,4% de aprovação das famílias de Bento Rodrigues. Segundo a Renova, a definição do tamanho, distribuição das ruas e quadras, entre outros aspectos da cidade, foram discutidos com a comunidade e demais partes envolvidas.
“A construção de Bento Rodrigues seguirá as diretrizes acordadas no projeto, que levou em consideração as necessidades dos atingidos, como as relações de vizinhança, a memória patrimonial e cultural de Bento Rodrigues, respeitando as especificidades do novo terreno”, informou a Renova, por meio de nota.