Vale vai sobrevoar área no Canadá em busca de novas jazidas

Mina de níquel Copper Cliff em Sudbury - Foto: Agência Vale.

Operação irá ocorrer até o mês de setembro na Bacia de Sudbury.

Áreas na Bacia de Sudbury, no Canadá, serão sobrevoadas pela Vale para identifica áreas potenciais para futuras operações. De acordo com informações divulgadas pela companhia, o objetivo é descobrir jazidas minerais de cobre e níquel. Para isso, serão utilizados helicópteros com equipamentos específicos.

Com os levantamentos aéreos é possível percorrer áreas maiores e com maior eficiência do que uma equipe a pé, por exemplo. “Estamos usando tecnologias mais recentes para verificar se podemos avaliar áreas que não foram exploradas anteriormente ou que tenham sido exploradas com tecnologias ultrapassadas”, destaca o geólogo Jason Letto, que trabalha em Sudbury.

Segundo ele, os equipamentos conseguem definir, com mais certeza, o conteúdo das rochas, para saber se nelas há mineral ou não. “Os instrumentos que usamos medem o campo magnético da Terra e as variações locais das rochas ou criam um campo eletromagnético e monitoram a reação a diferentes tipos de materiais condutores”, explica.

Um dos equipamentos que será usado na busca. Foto: Vale.

Após os dados terem sido reunidos e analisados, os geólogos poderão examinar as áreas recomendadas para um estudo mais aprofundado, que poderá informar se existe uma área de interesse econômico. O objetivo principal é encontrar uma jazida mineral rica e que valha a pena ser operada.

“Normalmente, nossa equipe de exploração analisa centenas ou mesmo milhares de áreas para identificar aquelas que atendam às condições para uma investigação aprofundada. Com o aumento do orçamento deste ano, a equipe de geofísica poderá conduzir os levantamentos aéreos em áreas maiores, interpretar os dados, entregá-los aos geólogos e ainda ter orçamento suficiente para perfuração por diamante, em um prazo relativamente curto”, afirma Jason.