Audiência foi realizada nesta quinta (21), entre a empresa, governo de Minas e representantes do judiciário.

A Vale e o governo de Minas Gerais não chegaram a um acordo global sobre reparações pelo desastre de Brumadinho e as negociações estão encerradas, disse nesta quinta-feira (21), o secretário-geral da administração estadual, Mateus Simões.

“Estamos saindo da última audiência de mediação com a Vale, última porque não haverá uma nova audiência”, afirmou ele.

“No entanto, foi dado um prazo de uma semana para que a Vale possa apresentar uma nova proposta de valor. É o momento de a Vale agir com responsabilidade, agir com dignidade e reparar os danos que foram causados”, acrescentou o secretário.

Com isso, segundo ele, um processo em que o governo estadual e outras autoridades pedem reparações à companhia deverá voltar a tramitar na primeira instância a partir do início de fevereiro, aguardando sentença.

“Tenho certeza de que a Justiça ainda assim prevalecerá… esse acordo será celebrado, nós ainda temos uma janela para que ele efetivamente se celebre, como maior acordo da história do Brasil. Ou a condenação chegará como a maior da história do Brasil”, disse Simões. “Nós não vamos nos lançar em um leilão para definir o valor”.

Até a publicação desta matéria a Vale ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto.

 

Por Luciano Costa – Reuters.