Expansão: Prolind Alumínio inaugura nova fábrica de refusão

Divulgação / Prolind.

Nova planta tem capacidade para produzir 50 mil toneladas de alumínio por ano.

A Prolind Alumínio inaugurou neste mês uma fábrica de refusão em São José dos Campos (SP). A planta tem capacidade produtiva de 50 mil toneladas de alumínio por ano, em sua primeira fase. Com o investimento a empresa espera crescer 120% em 2021, se comparado ao ano anterior, e deve gerar 100 novos empregos.

O empreendimento tem como objetivo reciclar perfis de alumínio, que serão utilizados para a produção de novos produtos. Desta forma, a empresa se posiciona no mercado com expertise nas áreas de refusão, extrusão e fabricação de peças de alumínio.

“Vamos passar a desenvolver ligas especiais de alumínio não disponíveis no mercado. Essa fábrica iniciará operação em um momento de restrição internacional sobre a oferta do metal. Logo, esperamos dobrar nossa participação econômica na região em que estamos instalados, a começar pelo nosso compromisso com o meio ambiente”, afirma Erivam Boff, diretor de Negócios da Prolind.

Sustentabilidade

O sistema de fornos da planta recém inaugurada permite uma redução de cerca de 30% no consumo de gás natural em relação aos modelos convencionais. Além disso, possui sistema de filtragem de gases de exaustão, que permite o uso de até 10% do material orgânico no processo de reciclagem do alumínio.

A cobertura da fábrica também foi projetada para receber painéis para geração de energia solar fotovoltaica e foram construídas cisternas com o objetivo de reaproveitar a água da chuva. Elas possuem capacidade para reter até 20 mil litros de água que serão reutilizados como parte de insumo industrial.

Sobre a Prolind Alumínio

A empresa foi fundada em 1991 e integra o Grupo Helpetec, atuando no desenvolvimento de produtos e soluções em alumínio para os segmentos de mercado como transportes e construção civil. Sua estrutura tem três divisões: Peças, Extrudados e Metais, instaladas na cidade de São José dos Campos/SP e 02 Centros de Distribuição, sendo um na cidade de Extrema/MG e outro em Chambersburg/PA nos Estados Unidos.

 

Por ABAL / Revista Alumínio.