Projeto conecta todos os integrantes da cadeia de mineração e já trabalha com mais de 500 startups nacionais e estrangeiras.

O Mining Hub, iniciativa de inovação aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração, completa dois anos com desempenho positivo. No webinar “Retrospectiva 2020 – 2 anos de Mining Hub” foram apresentados os resultados alcançados por meio de parcerias com empresas inovadoras nacionais e estrangeiras. A diretora executiva do Mining Hub, Cláudia Diniz, disse que o Hub já trabalha com mais de 500 startups. Do total, 89% são inéditas naquele espaço de inovação aberta. Além disso, no ano de 2020, mesmo com a pandemia, foram realizados mais de 200 eventos para troca de conhecimento. “Estamos alcançando cada vez mais ecossistemas de inovação e proporcionando soluções para o setor mineral. Nossa expectativa é de cada vez mais crescimento”, afirmou.

O projeto oferece diversos programas em várias áreas de inovação. Alguns deles são: o M-Start, que se dedica a buscar soluções para situações gerais e desafios comuns a todo o setor de mineração, M-Growth para apoiar as startups no desenvolvimento do modelo de negócio, M-Spot trabalhando diretamente para resolver problemas específicos de parceiras e o M-IMPACT uma iniciativa para trabalhar temas de inclusão e empreendedorismo.

Para o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Penido, nestes dois anos de existência, o Mining Hub traduziu a característica inovativa da indústria da mineração que o IBRAM representa e que suas empresas associadas praticam diariamente. “O movimento está tratando do presente ao pensar no futuro. São dois anos de existência com realizações que parecem resultado de 20 anos de trabalho. Neste pouco tempo, introduziu muita transformação no setor e já está se expandindo pelo mundo, levando a mensagem de que o Brasil tem grande potencial”, afirmou Flávio Penido.

 

Por Assessoria de Imprensa do Ibram.
Foto: André Usagi / Mining Hub.