Nexa oferece trabalho remoto permanente aos seus colaboradores

0
469

Os colaboradores que aderirem ao programa receberão apoio para cuidar da saúde e da postura e, até mesmo, equilibrar os custos de internet e infraestrutura necessária para o home office.

A Nexa Resoucers empresa global de mineração e metalurgia, acaba de lançar a iniciativa #NexaEmQualquerLugar. A modalidade de trabalho totalmente remoto, mesmo pós-pandemia, está alinhada com a tendência de Anywhere Office (escritório em qualquer lugar), uma opção para os colaboradores dos escritórios corporativos de São Paulo, Belo Horizonte e Lima (Peru).

O novo modelo será vigente a partir de maio deste ano. A adesão é voluntaria, colaboradores de qualquer nível, inclusive estagiários e aprendizes, podem aderir se a função não demandar atividade presencial.

A mudança foi impulsionada pelo movimento de transformação cultural que a Nexa vem vivendo, somada ao diagnóstico de uma pesquisa interna. O estudo revelou que 83% dos colaboradores preferem uma política intensiva de trabalho remoto no cenário pós-pandemia.

“Para construir a mineração do futuro, é preciso ter uma gestão mais humana e colaborativa, por meio de um modelo de trabalho flexível, que pensa no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais produtivo e mais ágil no dia a dia”, afirma o Vice- Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa, Gustavo Cicilini.

Com essa iniciativa os escritórios corporativos serão redesenhados para permitir a presença até duas vezes na semana. Passando a funcionar como apoio para momentos de interação dos times, trabalhos conjuntos e recepção de parceiros ou clientes.

“Vimos que a maioria do nosso público não enxerga a necessidade de estar presencialmente no escritório mais do que duas vezes na semana. Dessa forma, com uma nova proposta de espaço, vamos eliminar os lugares fixos e investir em um design que favoreça a colaboração e a inovação dos nossos times, quando optarem por se encontrarem no escritório”, afirma Cicilini.

De acordo com a Nexa, os colaboradores que aderirem ao programa receberão apoio para cuidar da saúde e da postura e, até mesmo, equilibrar os custos de internet e infraestrutura necessária para o home office, com kit ergonomia e auxílio teletrabalho previstos no pacote de adesão.

Segundo o levantamento feito pela empresa, inúmeros funcionários se deslocavam diariamente, antes da pandemia, até a sede da empresa com carro próprio. Sendo assim, a nova modalidade de trabalho irá contribuir também para o meio ambiente, já que será possível reduzir a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 em um ano, tendo em vista os deslocamentos que eram feitos de casa aos escritórios de São Paulo, BH e Lima.

O movimento #NexaEmQualquerLugar busca facilitar a vida de muitos colaboradores, que passaram a estar muito mais próximos da família, já que o Anywhere Office traz a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar. “Com essa mudança, diversas famílias terão a oportunidade de continuar com as rotinas que desenvolveram nesse período de quarentena e manter maior proximidade com quem desejam. Além disso, os colaboradores podem optar em viver em outras cidades ou estados distintos da base onde estão alocados”, finaliza Cicillini.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Nexa.