Bamin pretende dobrar produção de minério de ferro em 2022

Mina Pedra de Ferro da Bahia Mineração em Caetité (BA).

Presidente da empresa informou que produção deve dobrar já no próximo ano.

O presidente da Bahia Mineração (Bamin), Eduardo Ledsham, celebrou o resultado do leilão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), arrematado pela empresa em proposta única – e sem ágio – nesta quinta-feira, 08 (confira a matéria completa).

Segundo o executivo, a companhia está produzindo um milhão de toneladas de minério de ferro por ano, mas esse volume deve dobrar. “Em 2022, devemos elevar a produção para cerca de 2 milhões de toneladas”, disse a jornalistas.

O projeto de minério da Bamin é de uma capacidade de 18 milhões de toneladas por ano e a expectativa é que 30% da capacidade da Fiol seja usada para transporte do minério produzido.

“Cerca de 70% da Fiol ficará disponível para outras cargas, o que é um indutor de investimentos importante”, disse o executivo.

Ele acrescentou que parte da produção da Bamin está sendo escoada para o mercado doméstico, e a outra para exportação. A companhia atualmente utiliza transporte por caminhões.

A Bamin levou o trecho da Fiol com o lance mínimo de outorga, de R$ 32,7 milhões, e os investimentos previstos para o contrato são da ordem de R$ 5,4 bilhões.

“Vamos bancar os investimentos na Fiol com recursos próprios”, disse Ledsham.

 

Estadão Conteúdo.