Mining Lab Begginings procura soluções para jarosita e está com inscrições abertas até 11 de junho.

A Nexa, em parceria com a Escalab, Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios, está promovendo, por meio da Plataforma Mining Lab, o programa Mining Lab Beginnings. Esta iniciativa busca por soluções vindas diretamente de pesquisadores para atender aos desafios da empresa no desenvolvimento de inovações. As inscrições no programa estão abertas até 11 de junho (clique aqui).

O programa visa identificar iniciativas, ideias e ações capazes de encontrar inovações para a jarosita – resíduo da metalurgia de zinco – transformando-a em um novo produto. Os participantes terão a oportunidade de unir tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social em uma única solução para achar novas aplicações para esse material. A proposta desse Beginnings está alinhada a visão de longo prazo da Nexa de potencializar legados positivos.

De acordo com Rodrigo Gomes, gerente geral de Inovação da Nexa, o Beginnings vai ampliar o ecossistema de inovação da Nexa e trazer novas formas de negócios para companhia. “A plataforma Mining Lab é um celeiro de ideias, iniciativas e projetos inovadores. A cada novo programa, ampliamos nosso leque de soluções transformacionais, criando a mineração do futuro”, afirma.

O Mining Lab Beginnings irá proporcionar aos participantes o desenvolvimento de rotas para transformar um resíduo da metalurgia do zinco e promover a economia circular. O programa traz fomento financeiro à pesquisa, a possibilidade do escalonamento do projeto, a geração de patentes e publicações e, por fim, um possível contrato com a Nexa para aplicação da inovação desenvolvida.

Após o período de inscrições e prospecção, os participantes do Mining Lab Beginnings serão entrevistados pela equipe de Inovação da Nexa. Na sequência, os selecionados vão desenvolver suas pesquisas e colocá-las em prática. Por último, deverá ser elaborado um estudo de viabilidade técnica e econômica que será o critério de seleção na última etapa do programa, junto com a participação no DemoDay que é o momento em que serão apresentados os resultados alcançados.

O que é jarosita?

A jarosita é um composto resultante da metalurgia do zinco ainda sem aplicação. Ele está sendo acumulado em depósitos na unidade de Juiz de Fora da Nexa. Sua origem é do tratamento hidrometalúrgico do zinco. É gerado na etapa de purificação do licor de lixiviação, devido à remoção do ferro após a adição de sulfato de amônio na forma de um precipitado: a jarosita.

Para mais informações sobre o Beginnings, basta encaminhar um e-mail para: mininglab@nexaresources.com

 

Por Assessoria de Imprensa da Nexa.