Produção local de aço bruto bateu novo recorde em abril, com 97,85 milhões de toneladas, alta de 4,1% em relação a março.

Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em alta no mercado à vista, recuperando-se parcialmente do tombo de 12% entre quinta e sexta-feira, após a China divulgar dados positivos de produção de aço a despeito das medidas de controle adotadas pelo governo com vistas a reduzir a emissão de poluentes.

De acordo com a publicação especializada Fastmarkets MB, o minério com teor de 62% encerrou o dia no porto de Qingdao em US$ 217,77 por tonelada, com ganho de 4,3% frente a sexta-feira. Com isso, a commodity voltou a exibir valorização superior a 15% no acumulado de maio e de 35,7% em 2021.

Nesta segunda-feira (17), o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) da China informou que a produção local de aço bruto bateu novo recorde em abril, com 97,85 milhões de toneladas, frente a 85,03 milhões de toneladas um ano antes. Em relação a março, houve alta de 4,1%.

Na Bolsa de Commodity de Dalian, os contratos mais negociados de minério, com entrega em setembro, subiram 0,9%, para 1.198 yuans por tonelada.

 

Fonte: Valor.