Mineradora de ouro reduziu consumo de energia de suas operações subterrâneas.

Desenvolvido por meio do Programa de Excelência Operacional da JMC-Yamana, o “Projeto de Automação do Sistema de Ventilação das Minas Subterrâneas” já gerou uma economia de mais de 25 milhões kW para a empresa desde que foi finalizado, em 2019. Essa redução equivale ao consumo de quase 11 mil residências durante um ano e reflete as políticas ambientais da Yamana Gold que visam, principalmente, a minimização do impacto, redução do consumo de energia e a possibilidade de tornar as operações mais eficientes em termos de uso de energia não renovável.

Antes da automação, os ventiladores das minas precisavam ser ligados ou desligados manualmente e, devido ao tamanho da propriedade e das minas, nem sempre era possível fazer esse desligamento. Hoje, os ventiladores são comandados direto da Central de Controle da Mina. Dessa forma, lugares onde não há funcionários, ou que não haverá atividade durante o turno, são desligados através do comando remoto e religados quando há programação para atividade no local.

Tipos de ventilação

Existem dois tipos de ventilação na mina: principal e secundária. A principal é responsável pela renovação do ar dentro da mina, ligando a superfície aos níveis subterrâneos e a secundária, que fica conectada à ventilação principal, é responsável pela distribuição de ar nos diferentes níveis dentro da mina.

Atualmente, 100% da frota principal de ventiladores e 78% dos ventiladores secundários possuem automação.

“A JMC possui diversas ações voltadas à economia de recursos naturais. A automação dos ventiladores secundários é um processo contínuo e deverá ser estendido para automação de todos os ventiladores adquiridos recentemente. A economia de energia é muito importante e necessária”, afirma Eduardo Soares, gerente de Serviços Técnicos.

Sustentabilidade

Além de medidas para economia de energia, a Yamana também controla indicadores ambientais de redução do consumo de água, óleo diesel e da geração de resíduos sólidos não recicláveis.

 

 

Voltar