Executiva, que já atuou como CEO de empresas como Goldman Sachs Brasil, BNDES, CSN e Icatu Seguros, é a primeira mulher brasileira a compor o Conselho de Administração global da Vallourec.

A Vallourec concluiu a reestruturação financeira do Grupo e adotou uma nova estrutura global de governança. A partir de agora, os oito membros do novo Conselho de Administração terão o desafio de fortalecer o processo de transformação da empresa, iniciado em 2016, e de promover ações em prol da excelência dos produtos e serviços e do aumento da produtividade e competitividade no mercado mundial.

O Grupo passa a contar com quatro novos conselheiros independentes, de diferentes partes do mundo, incluindo do Brasil, que auxiliarão na reformulação das estratégias da Vallourec em nível global. O novo conselho é composto pelo CEO do Grupo Vallourec, Édouard Guinotte, pela brasileira Maria Silvia Bastos Marques, por Gareth Turner, Pierre Vareille, William de Wulf, Corine de Bilbao, Hera Siu e Angela Minas. Saiba mais sobre a nova estrutura de governança da Vallourec (clique aqui).

Mestre e Doutora em Economia, com graduação em Administração Pública, Maria Silvia Bastos Marques foi presidente da Goldman Sachs Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Icatu Seguros, tendo atuado em conselhos de grandes empresas como Petrobras, Vale S.A., Anglo American e Arcelor Brasil. Ela é a primeira brasileira a fazer parte do Conselho de Administração da Vallourec, cuja composição é paritária, com igualdade entre homens e mulheres. “Estou honrada e motivada em me juntar ao Grupo Vallourec nesse momento de transformação e mudança. Espero contribuir para a estratégia global do Grupo e, especialmente, para nossas operações no Brasil, com foco em estreitar o relacionamento e a entrega de produtos e serviços inovadores e com alto valor agregado para nossos clientes, no Brasil e no exterior”, destaca a conselheira.

“Nosso principal objetivo é sermos cada vez mais competitivos em âmbito mundial, e o Conselho nos auxiliará nos ajustes de rota necessários para que alcancemos a excelência do processo industrial, com alto padrão de qualidade, segurança e atendimento aos clientes”, afirma o vice-presidente sênior da Vallourec na América do Sul, Alexandre Lyra.

Ainda de acordo com ele, o foco do Grupo é aproveitar ainda mais o capital humano altamente qualificado, as usinas da empresa, que estão entre as mais modernas do mundo, e as tecnologias de que a Vallourec dispõe como diferenciais de mercado.

Sobre a Vallourec

A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares premium, atuando principalmente junto aos mercados de energia (óleo e gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com aproximadamente 17 mil empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil, a Vallourec possui sete unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o alto-forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. A Empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. Já no Espírito Santo, a VTS fornece serviços de revestimento anticorrosivos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vallourec.

 

Voltar