Duas agências de crédito aprovaram montante para financiar parte do projeto de níquel no município de Conceição do Araguaia no Pará.

A Horizonte Minerals, empresa de níquel com foco no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (13/09), que obteve a aprovação formal de crédito do conselho de administração de duas Agências de Crédito à Exportação (ECAs) no valor de US$ 146,2 milhões para financiar uma parte da construção e do desenvolvimento de seu Projeto Araguaia de ferroníquel, que será instalada no município de Conceição do Araguaia, no Sul do Pará. As ECAs são a Agência de Crédito à Exportação da Dinamarca (EKF) e a Agência de Crédito à Exportação da Finlândia (Finnvera Plc).

O instrumento de dívida sênior compreende duas parcelas, das quais a Parcela A, de US$ 146,2 milhões, a ser garantida pelas ECAs em relação a uma série de equipamentos-chave e contratos de prestação de serviços. A expectativa é que a Parcela B do instrumento de dívida sênior seja disponibilizada por um sindicato de instituições financeiras internacionais (os “Financiadores Sênior”).

Segundo a empresa, as aprovações das ECAs são um passo fundamental no processo de financiamento do projeto, e agora a Horizonte está perto da conclusão das aprovações de crédito por parte dos Financiadores Sênior para o restante do financiamento do Projeto Araguaia.

A Endeavour Financial está atuando como assessora financeira da empresa e o Norton Rose Fulbright LLP tem atuado como assessor jurídico, com o apoio do escritório de advocacia Freitas Ferraz no Brasil.

Para o CEO da Horizonte, Jeremy Martin, “receber a aprovação formal do crédito e do conselho de administração de duas Agências de Crédito à Exportação para garantir uma grande parte do instrumento de dívida sênior é uma conquista notável para a Horizonte”.

Ainda segundo Martin, o instrumento de dívida sênior deverá fornecer uma parcela significativa do financiamento necessário para a construção do Projeto. “Estamos na expectativa de anunciar a aprovação de crédito do restante por parte dos Financiadores Sênior ainda no terceiro trimestre, bem como outros marcos-chave do financiamento”, disse.

“Estamos agora atingindo o auge desse complexo processo de financiamento, que nos permitirá assegurar o capex inicial necessário para desenvolver o Araguaia, nosso projeto classe 1 de ferroníquel, 100% pertencente à empresa. Com a construção prevista para iniciar na conclusão do financiamento, este é um momento muito empolgante para a Horizonte”, conclui o CEO.

 

Voltar