Gigante russo Antonov fez pouso no Aeroporto de Confins, nesta quinta-feira (16/09), para entregar equipamento da mineradora.

Nesta quinta-feira, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu a segunda maior aeronave do mundo. O Antonov AN-124 pousou no terminal por volta das 8h, transportando um equipamento da mineradora Anglo American. A operação, que saiu da Alemanha, passou por Cabo Verde e seguiu para Minas Gerais, demandou licenças especiais de transporte, que foram viabilizadas pela DHL Global Forwarding.

O equipamento transportado no Antonov foi um Munhão da mineradora Anglo American, peça que compõe o moinho de bolas. O Munhão é responsável pela sustentação da carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação do mesmo em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.

Após o recebimento da peça, a Anglo American usará superguindastes para içar o equipamento e efetuar a instalação em sua planta localizada no município de Conceição do Mato Dentro. Vale ressaltar que o transporte da peça necessitou de licenças específicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já adquiridas pela empresa, tendo em vista o tamanho do maquinário que tem 51,5 toneladas.

“Para garantir o sucesso do transporte de nosso equipamento, avaliamos cuidadosamente questões logísticas, de prazo, de segurança da operação e de escolha dos nossos parceiros. Agradecemos o cuidado e empenho de todos para garantir a efetividade e a rapidez da operação”, afirma o presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn.

Foto: BH Airport / Divulgação.

O Antonov AN-124 tem 69 metros de comprimento, 73 metros de envergadura e consegue carregar até 150 toneladas de carga. Para comparação, um Boeing 737, usado na aviação civil, suporta um quarto do que o avião russo. A Airbus A320, que também é usada para transporte de passageiros, consegue carregar, no máximo, 89 toneladas.

Para que a operação com o cargueiro se tornasse uma realidade, equipes das áreas de Soluções Logísticas Integradas, Operações e também de Segurança do aeroporto atuaram em conjunto com os parceiros, dedicados em avaliar a operacionalidade do voo com todos os processos de prevenção, uma vez que se tratava de uma aeronave gigante.

“Desde que o voo foi confirmado com a Anglo American e a DHL, iniciamos uma série de ações para determinar procedimentos específicos para esse voo. É a primeira vez, nesses sete anos de concessão da BH Airport, que recebemos essa aeronave e estamos muito satisfeitos por realizar a operação”, ressalta Marcelo Farias, gestor de Soluções Logísticas Integradas da BH Airport.

A DHL Global Forwarding, divisão de agenciamento de cargas, fretes aéreo, marítimo e rodoviário do Deutsche Post DHL Group, foi a responsável pelo processo de planejar a melhor alternativa para uma logística inteligente. No caso, pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e reduzir o tempo de deslocamento pelo modal rodoviário e, consequentemente, os custos. Já o despacho aduaneiro do equipamento ficou por conta da LT Serviços Aduaneiros.

 

Fonte: Anglo American.

 

Voltar