Nexa Resources anuncia Ignacio Rosado como novo CEO

231

Ignacio será apoiado, no processo de transição, pelo atual CEO da empresa, Tito Martins, que se mantém na companhia até final de dezembro.

Como parte do seu planejamento sucessório executivo, a Nexa Resources, mineradora global do Grupo Votorantim, anunciou que Ignacio Rosado foi selecionado para substituir o atual presidente e CEO da empresa, Tito Martins. Rosado passará a fazer parte da companhia a partir de 1º de novembro de 2021, iniciando o processo de transição com Martins, que se mantém como CEO até 31 de dezembro, apoiando o novo executivo nesse período.

Ignacio Rosado possui 52 anos e mais de 16 anos de experiência na indústria de metais e mineração, além de ampla experiência em Conselhos de Administração em distintos países. Nesse período, liderou a oferta pública inicial da Hochschild Mining Plc e a estratégia de aquisição da Canadian Mining Assets. Também conduziu a reorganização e transformação da Volcan Compañia Minera S.A.A., o que incluiu a construção de duas minas polimetálicas e a emissão de títulos de dívida superior a US$ 1 bilhão. Rosado foi CEO da Volcan Compañia Minera S.A.A. desde 2014, sendo antes CEO adjunto desde 2010.

Atuou também como diretor e CFO da Hochschild Mining Plc. e como Gerente de Projetos Sênior na McKinsey & Company desde 2000. Durante esse período, foi parte do Conselho de Administração da Lake Shore Gold Corp., Zincore Metals, Cordoba Minerals e Kaizen Discovery. É formado em Economia pela Universidad del Pacífico no Peru e possui MBA pela Ross School of Business, University of Michigan.

“Como parte do nosso planejamento sucessório de CEO de longo prazo, seguido pelo extenso e cuidadoso trabalho realizado pelo comitê de nomeação e governança de nosso Conselho de Administração, acreditamos que Inácio Rosado é extremamente qualificado para agregar às realizações de Tito Martins. Estamos confiantes em sua capacidade de continuar trazendo fortes resultados para a Nexa, gerando valor sustentável”, afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração.

Tito Martins, na liderança da Nexa desde 2012, conduziu a jornada de transformação da empresa e a oferta pública inicial em 2017. Ele também implantou o Jeito Nexa, iniciativa que reforçou o modelo de negócio da empresa e transformou sua cultura empresarial, além de conduzir a construção e desenvolvimento do projeto Aripuanã, a sexta mina subterrânea da empresa no Brasil. Esse projeto integra a estratégia da companhia para ampliar a integração entre as operações de mineração e metalurgia.

“Ao Tito, agradecemos sua liderança e anos de trabalho na Nexa. Suas contribuições para a empresa nos prepararam para alcançar o sucesso contínuo nos anos que virão”, afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração.

 

Fonte: Nexa Resources.

 

Voltar