Ignacio será apoiado, no processo de transição, pelo atual CEO da empresa, Tito Martins, que se mantém na companhia até final de dezembro.
Como parte do seu planejamento sucessório executivo, a Nexa Resources, mineradora global do Grupo Votorantim, anunciou que Ignacio Rosado foi selecionado para substituir o atual presidente e CEO da empresa, Tito Martins. Rosado passará a fazer parte da companhia a partir de 1º de novembro de 2021, iniciando o processo de transição com Martins, que se mantém como CEO até 31 de dezembro, apoiando o novo executivo nesse período.
Ignacio Rosado possui 52 anos e mais de 16 anos de experiência na indústria de metais e mineração, além de ampla experiência em Conselhos de Administração em distintos países. Nesse período, liderou a oferta pública inicial da Hochschild Mining Plc e a estratégia de aquisição da Canadian Mining Assets. Também conduziu a reorganização e transformação da Volcan Compañia Minera S.A.A., o que incluiu a construção de duas minas polimetálicas e a emissão de títulos de dívida superior a US$ 1 bilhão. Rosado foi CEO da Volcan Compañia Minera S.A.A. desde 2014, sendo antes CEO adjunto desde 2010.
Atuou também como diretor e CFO da Hochschild Mining Plc. e como Gerente de Projetos Sênior na McKinsey & Company desde 2000. Durante esse período, foi parte do Conselho de Administração da Lake Shore Gold Corp., Zincore Metals, Cordoba Minerals e Kaizen Discovery. É formado em Economia pela Universidad del Pacífico no Peru e possui MBA pela Ross School of Business, University of Michigan.
“Como parte do nosso planejamento sucessório de CEO de longo prazo, seguido pelo extenso e cuidadoso trabalho realizado pelo comitê de nomeação e governança de nosso Conselho de Administração, acreditamos que Inácio Rosado é extremamente qualificado para agregar às realizações de Tito Martins. Estamos confiantes em sua capacidade de continuar trazendo fortes resultados para a Nexa, gerando valor sustentável”, afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração.
Tito Martins, na liderança da Nexa desde 2012, conduziu a jornada de transformação da empresa e a oferta pública inicial em 2017. Ele também implantou o Jeito Nexa, iniciativa que reforçou o modelo de negócio da empresa e transformou sua cultura empresarial, além de conduzir a construção e desenvolvimento do projeto Aripuanã, a sexta mina subterrânea da empresa no Brasil. Esse projeto integra a estratégia da companhia para ampliar a integração entre as operações de mineração e metalurgia.
“Ao Tito, agradecemos sua liderança e anos de trabalho na Nexa. Suas contribuições para a empresa nos prepararam para alcançar o sucesso contínuo nos anos que virão”, afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração.
Fonte: Nexa Resources.