Contrato com a mineradora prevê o embarque, em Sergipe, de mais de 100 mil toneladas do minério até abril de 2023.

A VLI, empresa de logística administradora do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros, no Sergipe, anunciou, nesta terça-feira (21/09), a renovação da parceria com a companhia Mineração Caraíba, uma das principais mineradoras de cobre do país, situada no norte da Bahia, no município de Jaguarari. O novo acordo prevê a movimentação de 100 mil toneladas de concentrado de cobre, que serão embarcados para exportação até abril de 2023.

“A parceria comercial é muito importante para a VLI como um player logístico focado em suportar o setor de mineração”, afirma Ítalo dos Santos Leão, gerente comercial da VLI para o TMIB.

Além de insumos minerais como o concentrado de cobre, o minério de ferro e o manganês, o terminal portuário também atua como porta de saída para o agronegócio. Entre junho e agosto deste ano, o TMIB embarcou 90 mil toneladas de farelo de soja e 60 mil toneladas de milho para o mercado externo.

Segundo a VLI, além das atividades voltadas à exportação, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa também é uma relevante porta de entrada para importações. O TMIB, atualmente, recebe do mercado externo insumos fertilizantes (que abastecem a cadeia produtora do agronegócio), trigo (utilizado por indústrias alimentícias) e coque (insumo utilizado em fábricas cimenteiras).

 

 

Voltar