Faixada Vale. Foto: Vale/ Divulgação.

Luciano Siani assumirá a recém-criada Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios. Já Gustavo Pimenta será o novo Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores.

Em março de 2021, a Vale anunciou a criação da Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios, responsável por liderar iniciativas para posicionar a Vale para o futuro, agregando as áreas de Exploração Mineral, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Transformação Digital. De acordo com a Vale, a Vice-Presidência Executiva também deverá integrar os esforços de transformação da companhia para atingir suas ambições de ser benchmark em segurança, operador confiável de classe mundial, organização orientada a talentos, líder na mineração de baixo carbono e referência em criação e compartilhamento de valor.

Para o comando desta Vice-Presidência Executiva, a Vale anunciou Luciano Siani Pires, que desde 2012 ocupa a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores. Luciano possui experiência como membro do Comitê Executivo da cmpanhia, já tendo liderado, além da Área de Finanças, as áreas de Centro de Serviços Compartilhados, Suprimentos, Tecnologia da Informação e Projetos, além de ter sido membro do Conselho de Administração, Diretor Global de Estratégia e Diretor Global de Recursos Humanos antes de integrar o Comitê Executivo.

“Luciano conhece profundamente a companhia e a indústria e tem o respeito e a admiração da organização e de nossos parceiros de negócio. É um grande nome para liderar a construção de nosso futuro e nos traz a segurança, também, de que o crescimento se dará com disciplina de capital”, afirmou Eduardo Bartolomeo, Presidente da Vale.

Para ocupar a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores, a Vale anuncia a chegada de Gustavo Pimenta, que há doze anos atua na AES – como CFO global nos últimos três anos, tendo anteriormente exercido as funções de CFO de diversas unidades de negócio no Brasil e no exterior. Previamente ocupou as posições de Diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-Presidente de Performance e Serviços.

Na AES, Gustavo liderou o reposicionamento global da companhia para uma empresa focada em ESG e baixo carbono, tendo participado ativamente das iniciativas de Diversidade e Inclusão do grupo. É membro de diversos conselhos de empresas, como AES Gener no Chile e AES Clean Energy nos EUA. Anteriormente à AES, foi vice-presidente de estratégia e M&A do Citibank em Nova Iorque e trabalhou como Auditor da KPMG por três anos ao início da sua carreira.

De acordo com Eduardo Bartolomeo, “Gustavo representa uma relevante adição ao Comitê Executivo, trazendo sua experiência global e uma visão renovada aos nossos negócios, com forte capacidade de liderança no direcionamento de nossos esforços coletivos para atingimento das ambições da Vale”.

As mudanças ocorrerão a partir de 1º de Novembro de 2021.

 

Fonte: Vale.

 

Voltar