Todos os 39 empregados, que estavam presos desde domingo, foram resgatados e passam bem, informou a mineradora.

A mineradora Vale informou, na manhã desta quarta-feira (29/09), que todos os 39 trabalhadores presos no subsolo da Mina Totten em Sudbury, Ontário, no Canadá, foram resgatados. Na terça-feira (28/09), 33 empregados já haviam sido resgatados.

“O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem”, informou a empresa, em comunicado.

O acidente aconteceu após uma pá escavadeira se desprender do eixo, bloqueando a abertura vertical por onde passa uma espécie de elevador entre a superfície e o solo. O grupo ficou preso a uma profundidade entre 900 e 1.200 metros. Nenhum dos mineiros que ficaram presos é brasileiro.

Confira o comunicado da Vale na íntegra:

A Vale informa que todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, Canadá, já estão em superfície. O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem.

“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e equipe de resgate.

“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança.”

Os empregados estavam na mina para o turno de domingo, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”, disse Bartolomeo.
“Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido.”

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Bartolomeo diz que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.

 

 

Voltar