Segundo a mineradora, projeto garantirá escoamento sustentável e deve gerar três mil novos empregos no Estado.
Um novo ramal ferroviário será construído na Bahia a partir de 2022. Anunciado nesta terça-feira (19/10), pela Brazil Iron, empresa de capital fechado com sede no Reino Unido, o empreendimento deve gerar um impacto econômico de cerca de R$ 2 bilhões e proporcionar a criação de três mil novos empregos somente para a realização das obras. O projeto proporcionará o escoamento do minério de ferro produzido em Piatã (BA), na Chapada Diamantina.
Os 120km de linha férrea serão conectados ao entroncamento da Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol) com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Brumado (BA). O início dos trabalhos ocorrerá após a autorização do Ministério da Infraestrutura e do governo estadual. A duração prevista é de 36 meses.
“Este projeto representa um novo estágio para a produção de minério na Bahia sob todos os aspectos: seja na questão de extração, logística, peletização (agregar valor à matéria-prima), mas, principalmente, do ponto de vista de sustentabilidade e impacto econômico para o estado”, explicou Guy Saxton, CEO da Brazil Iron.
Com a nova interligação, a companhia britânica estima elevar a produtividade anual para cerca de 10 milhões de toneladas e gerar mais de 25 mil novos empregos para o estado baiano. Estudos preliminares estimam que as reservas da empresa estejam em torno de aproximadamente 700 milhões de toneladas de minério de ferro.
A Brazil Iron atua no país desde 2011. A companhia possui, ao todo, 24 processos de mineração de ferro e manganês, concentrados na região do município de Piatã, na Bahia.