Alexis Souza e Christian Fonseca, gerentes da CBA - Foto: Divulgação / CBA.

Atuação do PEA em Poços de Caldas e na Zona da Mata mineira foi reconhecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Realizado há exatamente 20 anos pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Programa de Educação Ambiental – PEA das Unidades Poços de Caldas e Zona da Mata receberam, na última quarta-feira (24/11), o selo “SEMAD Recomenda”, concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). A certificação é voltada para projetos que buscam a manutenção do equilíbrio ambiental por meio de ações práticas de proteção e conservação.

Criado em fevereiro de 2020, o Selo “SEMAD Recomenda” objetiva reconhecer, incentivar e divulgar os programas e projetos com foco no meio ambiente, que reforcem a adoção de práticas de conservação dos recursos naturais, proteção à biodiversidade, promovam melhorias no saneamento, realizam a gestão de resíduos sólidos, ações de economia circular e de educação ambiental, práticas de incentivo ao turismo ecológico, dentre outras ações que promovam o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Segundo a empresa, essa é mais uma conquista que reforça o compromisso da CBA por um modelo de mineração cada vez mais sustentável. De acordo com o gerente das unidades na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, a certificação vem coroar um trabalho contínuo realizado pela CBA durante as duas últimas décadas. “Trabalhamos junto às comunidades, nossos parceiros, empregados e empregadas, levando as ações e práticas socioambientais da operação e ampliando o conhecimento das pessoas sobre a mineração da CBA. O outro grande objetivo do PEA é ampliar a consciência de todos e todas, seja dentro ou fora do setor mineral, para agir de forma mais responsável em relação ao meio ambiente”, destaca.

Para o gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, “esta é uma chancela da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) que atesta o compromisso da CBA com a geração de impactos socioambientais positivos e com as melhores práticas de mineração do mercado, na busca constante para um desempenho cada vez mais sustentável através da promoção de ações de educação ambiental. O reconhecimento aponta que seguimos os mais altos padrões de sustentabilidade, gerando valor compartilhado para as comunidades onde estamos presentes”, avalia.

PEA 20 Anos

De acordo com a CBA, o PEA é uma iniciativa desenvolvida há 20 anos e tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Composto por 8 projetos: Conhecendo a CBA; Educação Ambiental no Campo; CBA na Comunidade; Curso de Atualização em Educação Ambiental; Chega mais, Comunidade!; Semana Interna de Meio Ambiente; Chega mais, Família! e Educação Ambiental para Empregados, o PEA já contou com a participação de mais de 140 mil pessoas em Minas Gerais, onde a companhia possui operações mineiras de bauxita.

 

Voltar