Confira a nova Edição Impressa: “Por uma mineração mais plural”

Por Wilian Leles*

O presente futuro

Em 2021 foi assim: a recuperação do setor minerário brasileiro caminhou lado a lado ao debate de questões inadiáveis para essas empresas. Algumas são tratadas na última edição da Revista Mineração & Sustentabilidade neste ano. A começar pela reportagem de capa, assinada por Danilo Pereira. A matéria revela os esforços do setor para diversificar suas equipes, proporcionando ambientes mais inclusivos, plurais e propícios ao surgimento de lideranças emergentes.

O cuidado com os colaboradores, a força-motriz das organizações, é retratado na reportagem de Alane Castelo. Ao longo de cinco páginas, ela apresenta ao leitor como as ações de saúde integral para os funcionários do setor mineral tem ajudado a reter talentos, valorizar equipes e superar os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

A edição 39 ainda evidencia os benefícios da reciclagem de metais no Brasil, atividade que vem ganhando cada dia mais terreno na siderurgia com o avanço do conceito de economia circular e a necessidade de poupar recursos naturais, sem abrir mão da qualidade.

A presente edição também lança um olhar sobre as perspectivas para o setor em 2022. A matéria, assinada por Amanda Andrade, chama atenção para o papel da China no ritmo de crescimento da mineração brasileira. A busca por soluções sustentáveis e o contexto político-econômico do Brasil se juntam à pauta do setor em 2022.

As questões legais também merecem destaque na publicação. Em fevereiro de 2022 vence o prazo para que as mineradoras descaracterizem suas barragens a montante no país. Em sua reportagem, Lucas Alvarenga evidencia os desafios decorrentes desse processo, a busca das empresas por soluções sustentáveis e as implicações em caso de descumprimento da lei.

Já na entrevista desta edição, o leitor confere a avaliação de Rodrigo Francheschini, presidente do Conselho de Metalurgia e Mineração da Abimaq, sobre os impactos da transição da era dos combustíveis fósseis para a eletricidade no segmento de máquinas e equipamentos, em especial a exploração de metais estratégicos.

A revista apresenta, ainda, o remineralizador de solos KP Fértil, produzido pela subsidiária da Harvest Minerals no Brasil, a Triunfo Mineração. A reportagem de André Martins destaca a sustentabilidade nos processos da empresa, além das propriedades e potencialidades do produto no Brasil, país ainda dependente da importação de fertilizantes.

Por fim, o leitor tem acesso, por meio da matéria de Sara Lira, a história do primeiro laboratório de mineralogia aplicada instalado dentro de uma unidade operacional no Brasil.
A experiência da CMOC, em Ouvidor (GO), vem otimizando processos dentro da planta.

Mergulhe conosco neste universo chamado mineração.

Nosso muito obrigado por mais um ano juntos. Boa leitura e ótimas festas a todos os leitores!

*Por Wilian Leles, Diretor-Geral da Revista Mineração & Sustentabilidade.

Leia a Edição 39 da Revista Mineração & Sustentabilidade (Clique aqui).

Voltar