Em busca de novos mercados, empresa de consultoria e engenharia ambiental reabre um escritório em Minas Gerais, seu terceiro no Brasil e oitavo no mundo.

Investir em ESG (governança ambiental, social e corporativa) deixou de ser um diferencial para se tornar um compromisso com a sociedade. A pesquisa “Visão do Mercado Brasileiro sobre os Aspectos ESG”, divulgada recentemente pela consultoria Bravo Research, mostrou que 93% dos executivos de médias e grandes companhias do país consideram as boas práticas de sustentabilidade essenciais à valorização da empresa, fortalecimento da cultura e proximidade com o público-alvo.

Rubens Spina, CEO da EBP Brasil – Foto: Adilson Dutra/EBP Brasil.

Apesar da preocupação, 54% das empresas não possuem uma área dedicada ao ESG. Diante desse novo mercado, a consultoria ambiental EBP Brasil consolida sua atuação ao reabrir um escritório em Minas Gerais, anunciado na quinta-feira (31/03), durante cerimônia na Casa do Porto, em Belo Horizonte. O investimento faz parte da estratégia de expansão global do grupo EBP, que possui unidades em São Paulo e no Pará, além da Alemanha (Berlim), Chile (Santiago), China (Shenzhen), Estados Unidos (Boston) e Suíça (Zurique).

O CEO da EBP Brasil, Rubens Spina, destaca que o crescimento da consultoria integra o Plano EBP 2025, cujo lema é ‘Moldando o futuro’. “Na década passada, tivemos um boom pela diversificação de fontes renováveis de energia no Brasil, que chegou ao fim após a realização dos grandes eventos no país e o começo da recessão. Mas, agora, com as metas definidas pela COP26, em Glasgow, na Escócia, a sustentabilidade se tornou uma questão mandatória para as empresas.”

Vinicius Ambrogi, diretor de novos negócios e marketing da EBP Brasil – Foto: Adilson Dutra/ EBP Brasil.

Em Minas Gerais, a EBP Brasil busca se consolidar junto à mineração, mantendo-se atenta a outras oportunidades. “Em outubro de 2019, expandimos nossa atuação no Pará, com um escritório na região. Agora, retornamos a Minas Gerais, onde mantivemos uma unidade nos anos de 1990. O estado nos oferece possibilidades na mineração e no agronegócio – setores de commodities, que se sobressaem na economia mineira –, além do setor alimentício e de energias renováveis”, observa o diretor de novos negócios e marketing da EBP Brasil, Vinícius Ambrogi.

Atendidas pelo escritório paulista, as empresas com sede em Minas passarão a ser acompanhadas mais de perto – de forma personalizada, célere e com respeito às peculiaridades do estado. “Nosso objetivo é manter o sentido da localidade, pois isso qualifica e aprofunda nossos estudos. A ideia é construir, preferencialmente, um time de profissionais da região, que possam trazer as questões locais e absorver o conhecimento externo acumulado pela EBP Brasil”, detalha Ambrogi.

Maurício Guimarães, consultor técnico-comercial da EBP Brasil – Foto: Adilson Dutra/ EBP Brasil.

Para diversificar a atuação no estado, a empresa pretende estabelecer parcerias institucionais e educacionais, fortalecendo os negócios e entregando conhecimento à sociedade. “Queremos que as pessoas percebam não só o valor financeiro de nossas ações, mas o legado técnico-científico que podemos proporcionar ao estado, com inovação e tecnologia de ponta”, frisa o consultor técnico-comercial da EBP Brasil, Maurício Guimarães, responsável pelo escritório mineiro.

Para Spina, os acionistas das grandes companhias têm exigido cada vez mais ações que conjuguem o desenvolvimento empresarial com os três pilares da sustentabilidade, mobilizando as equipes em favor da construção desse legado. “Nossos colaboradores sentem orgulho de trabalhar em projetos que proporcionam benefícios à sociedade, recuperam a fauna e a flora e viabilizam um lugar seguro para morar, trabalhar e se relacionar com a comunidade.”

Inovação na essência

Wagner Antônio Psiciottano, diretor técnico-comercial da EBP Brasil – Foto: Adilson Dutra/EBP Brasil.

Empresa de consultoria e engenharia ambiental com 40 anos de história, a EBP Brasil – antiga Geoklock – foi visionária ao propor soluções às questões ambientais mais sensíveis numa época em que sequer havia uma legislação específica no país. “Nossos colaboradores viajavam para a Suíça a fim de aprender técnicas que pudessem ser implementadas nos projetos no Brasil. Em 1989, tivemos o primeiro projeto voltado para o tratamento de águas e efluentes, mas só na década de 1990 esses conceitos foram consolidados e as tecnologias começaram a surgir no país”, rememora o diretor técnico comercial da EBP Brasil, Wagner Antônio Psiciottano.

Nessas quatro décadas, a EBP Brasil realizou mais de 6 mil projetos, muitos considerados referências em sustentabilidade. Braço do grupo suíço EBP, a empresa possui infraestrutura de última geração e um corpo técnico multidisciplinar, que já atendeu mais de mil clientes dos mais diversos setores, portes e nacionalidades.

Serviço:

Escritório EBP – Minas Gerais: Alameda do Ingá, 89, sala 2, Vale do Sereno, Nova Lima.
Site: www.ebpbrasil.com.br

 

Voltar