Segundo a mineradora, a nova tecnologia impactou significativamente na redução do tempo do processo de verificação do teor de sílica no minério.

O processo para verificação da sílica presente na polpa de minério de ferro na etapa de concentração, por flotação, passou a ser realizado de forma totalmente automatizada pelo laboratório físico-químico da Samarco, no Complexo de Germano, em Mariana (MG), desde março deste ano. O equipamento utilizado para o procedimento é um Analisador Multifuncional de Partículas (AMP), desenvolvido em parceria com a empresa IVTEK.

Segundo a Samarco, a nova tecnologia impactou significativamente na redução do tempo do processo de verificação do teor de sílica no minério: de duas horas para 20 minutos. Antes da automatização da análise, o processo era realizado de forma manual, além da utilização de vários equipamentos.

De acordo com o supervisor do laboratório, o engenheiro Químico, Cleberson Carvalho, a novidade também contribui para maior aprimoramento do produto final entregue ao cliente. “Esse processo de inovação é primordial na assertividade da tomada de decisões frente à otimização na utilização de insumos e de matéria-prima. O impacto é a possibilidade de dar mais agilidade nas tomadas de decisões, garantia e otimização da utilização de recursos”, ressaltou Cleberson Carvalho.

A sílica é um composto químico presente no minério de ferro. É necessária sua retirada do produto, por meio da adequação de granulometria das partículas (tamanho) e a utilização de insumos, para posterior produção das pelotas de minério.

“As análises realizadas de forma automatizada mostram, com maior rapidez e precisão, a melhor configuração das etapas de processo, assim como a quantidade ideal e como esses insumos devem ser aplicados. Esse procedimento também resulta em mais eficiência na produção de pelotas. A iniciativa está alinhada ao traço cultural de inovação da Samarco”, informou a mineradora.

Movimento pela Inovação

A Samarco lançou o Movimento pela Inovação em março. “A iniciativa reforça a mobilização da empresa para avançar em seu propósito de fazer uma mineração diferente, mais sustentável e segura. O projeto também promove uma série de ações para apoiar empregados e empregadas na compreensão do que é a inovação para a Samarco, assim como para facilitar a adoção de práticas institucionais que contribuam para novas soluções. O Movimento é um importante marco para a evolução cultural”, conclui a mineradora em nota.

 

Voltar