Projeto no Mato Grosso prevê a exploração sustentável de zinco, chumbo e cobre, sem o uso de barragens.

Implantado pela Nexa Resources, empresa de mineração e metalurgia do Grupo Votorantim, o Projeto Aripuanã, em Mato Grosso, fechou parceria com a Andritz para o fornecimento de seis equipamentos para filtração (filtros prensa). O projeto, localizado na Serra do Expedito, a 25 km da cidade de Aripuanã, conta uma visão sustentável em todos os processos, segundo a Nexa. Alguns exemplos são a meta de reutilização de 100% da água, a construção de depósito de rejeitos a seco e o foco na geração de um legado para a comunidade da região.

O projeto prevê a exploração sustentável de zinco, chumbo e cobre, sem o uso de barragens. Segundo o coordenador de projetos da Andritz, Fábio Rusch, a empresa está fornecendo filtros prensa com tecnologia de ponta, que permite o manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minérios.

“Dos seis equipamentos que a Andritz está fornecendo, três são do modelo A4F2500CCWDL15 (o maior modelo fabricado pela Andritz no mundo), que serão utilizados para a filtração de rejeitos de mina, não sendo necessário, neste caso, a operação da planta com uso de barragens. O pacote de entrega da Andritz ainda conta com dois equipamentos do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo e cobre e um equipamento do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo”, explicou Fábio.

“Com o processo de descontinuidade do uso de barragens iniciado por grandes empresas do ramo, a Andritz prevê um mercado muito grande para implantação deste modelo de filtro prensa, a longo prazo”, conclui Fábio Rusch.

Loja in company

Por não haver barragens de rejeito, o empreendimento da Nexa necessita que os filtros prensa operem sem interrupção, ou seja, sem paradas inesperadas. Pensando nisso, a Andritz desenvolveu uma loja in company, com objetivo de garantir maior disponibilidade desses equipamentos.

“Com a loja in company em Aripuanã o cliente vai ter disponível em estoque as peças necessárias tanto para realizar a manutenção preventiva dos equipamentos quanto para utilização de maneira emergencial”, afirmou o gerente de mercado da Andritz, Eduardo Castro.

Grupo Andritz

O grupo internacional de tecnologia Andritz oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas e serviços inovadores para a indústria de papel e celulose, setor hidrelétrico, indústria de processamento e conformação de metais, bombas, separação sólido/líquido nos setores municipal e industrial, como também ração animal e peletização de biomassa.

Plantas para geração de energia, limpeza de gases de combustão, reciclagem e produção de não tecidos e painéis completam o portfólio global de produtos e serviços. O grupo tem cerca de 26.800 colaboradores em mais de 40 países.

Andritz Separation

A Andritz Separation oferece tecnologias mecânicas e térmicas, bem como serviços e soluções de automação para separação sólido / líquido, atendendo às indústrias química, ambiental, alimentícia, mineração e minerais. Além disso, a área de negócios oferece tecnologias e serviços para a produção de ração animal e pellets de biomassa.

 

Voltar