Por Flávia Veronese*
É muito importante discutir práticas de Sustentabilidade no setor de Mineração e, nesse contexto, valorizar aqueles minerais que contribuem com a produção de materiais feitos a partir de elementos que asseguram um futuro mais sustentável.
Em suas várias aplicações, o níquel muitas vezes não é percebido, mas é um componente essencial em diversos materiais e processos que fazem parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. É um metal que não pode ser criado e tampouco destruído. Com características como resistência à corrosão, estabilidade em altas temperaturas e reciclabilidade, o níquel está presente em diversas tecnologias.
E, alinhado a outras propriedades, o mineral alcança a Sustentabilidade e contribui para alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas.
A contribuição do níquel para o ODS 3: Saúde e Bem-estar está relacionada às qualidades e alto desempenho do aço inoxidável que contém o mineral e que desempenham um papel vital na fabricação de medicamentos avançados, bem como dispositivos e equipamentos médicos, como a aplicação do metal nas agulhas no processo de vacinação. O níquel aumenta a capacidade de resistência do aço inoxidável à corrosão, proporcionando aos instrumentos uma vida útil mais longa sem perda de qualidade.
Outro ponto a destacar é que o níquel auxilia em etapas do fornecimento de água potável e está diretamente ligado ao ODS 6: Água Limpa e Saneamento. A tenacidade, ductilidade, facilidade de soldagem e resistência à corrosão do recurso natural são ideais para uso no tratamento, transporte e distribuição de água. O aço inoxidável contendo níquel é usado em tubulações de água, estações de tratamento de água e equipamentos duráveis, fáceis de instalar e seguros, contribuindo, dessa forma, para a infraestrutura eficiente para fornecer água limpa, minimizando perdas no processo.
O ritmo da transição energética está aumentando à medida que os pacotes de estímulo ao crescimento verde vêm ganhando mais força e as economias e empresas se comprometem, cada vez mais, com a neutralidade de carbono. O níquel é um dos elementos que desempenha um papel fundamental na transição energética necessária para reduzir as emissões de CO2 e um componente chave na produção de baterias de carros elétricos, turbinas eólicas, células solares, instalações e equipamentos de bioenergia. Esses atributos estão diretamente ligados ao ODS 7: Energia Limpa e Acessível, já que o mineral permite que essas tecnologias avancem cada vez mais no combate às mudanças climáticas.
Vale destacar também o papel do níquel relacionado ao ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Devido às propriedades físicas e mecânicas que fornece aos materiais com os quais é usado, o níquel cria vergalhões de aço inoxidável fortes e duradouros e materiais estruturais usados em uma ampla gama de aplicações de construção e infraestrutura. De cortinas a pontes, o níquel melhora o desempenho do material nos ambientes mais desafiadores e contribui para uma vida útil longa a menores custos.
Para construir ambientes urbanos mais seguros, soluções arquitetônicas e de transporte econômicas e construção de edifícios e infraestruturas multifuncionais e inteligentes, os materiais com componentes de níquel para essas finalidades são mais duráveis e requerem baixa manutenção e baixo custo ambiental, contribuindo para o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Já sabemos que as propriedades do níquel contribuem para materiais duradouros e que podem ser reciclados ao final da vida útil, contribuindo para o modelo de Economia Circular. Isso significa que esses materiais têm valor e podem ser transformados em novos, com alta qualidade e sem perder nenhuma propriedade, o que relaciona o níquel diretamente com o ODS 12: Consumo e Produção Responsável. Além disso, o mineral também ajuda a reduzir o desperdício de alimentos, já que em todas as etapas do processamento, fabricação, armazenamento e distribuição de alimentos o aço inoxidável contendo níquel fornece máquinas e equipamentos robustos e fáceis de limpar e desinfetar, possibilitando condições higiênicas que evitam perdas de alimentos.
Materiais com níquel em suas composições também ajudam a indústria naval a minimizar a emissões prejudiciais pois as ligas de cobre-níquel permitem que os organismos marinhos sejam removidos facilmente dos cascos dos navios, reduzindo a necessidade de tintas anti-incrustantes. Essa é mais uma contribuição do mineral, com foco no ODS 14: Vida abaixo da água.
Dessa forma, tudo o que foi descrito comprova a importância do níquel na composição de diversos materiais e equipamentos que contribuem para uma economia e sociedade mais sustentáveis.
*Flávia Veronese, diretora de ESG da Horizonte Minerals.