A licença de instalação para começar a primeira etapa da produção de minério de ferro da Santa Fé na Bahia pode ser emitida no meio deste ano.
Com a conclusão dos procedimentos técnicos em andamento, a Santa Fé Mineração pretende iniciar a primeira etapa da produção de minério de ferro na Bahia ainda em 2024.
Segundo previsto pela empresa, o requerimento de Licença de Instalação (LI) deve ser apresentado ao Instituto de Meio Ambiente da Bahia (Inema) em março para a produção de 1Mtpy até atingir 10Mtpy.
A expectativa da mineradora é de que a LI seja emitida até meados deste ano.
De acordo com informações da Santa Fé Mineração, a etapa inicial inclui os projetos executivos que contemplam os fluxogramas de processo com todos os detalhes da unidade de beneficiamento de minério de ferro magnetítico e todas as operações previstas como pátio de embarque, escoamento da produção e outros.
Nova política industrial prevê ações em diferentes áreas
Situado no sudoeste da Bahia, o projeto Santa Fé abrange uma área de cerca de 6 mil hectares dos municípios de Brumado e de Livramento de Nossa Senhora.
O minério existente no local é do tipo itabirito magnetítico, formado basicamente por magnetita intercalada por de leitos de quartzo e chert.
Com 16 direitos minerais, a Santa Fé desenvolve um programa de pesquisa mineral de acordo com as normas internacionais.