A ArcelorMittal comprou a fatia da Apollo Global Management na fabricante de tubos de aço Vallourec pelo valor total aproximado de 955 milhões de euros, passando a ser a principal acionista na empresa francesa.
A expectativa é que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano, ainda dependendo de aprovações regulatórias.
Em comunicado, a siderúrgica anunciou a aquisição de cerca de 65,2 milhões de ações na Vallourec, representando participação de 28,4%, a 14,64 euros por ação.
“Tendo realizado uma reestruturação bem-sucedida nos últimos anos, a Vallourec apresenta uma oportunidade atraente para aumentar a exposição da ArcelorMittal ao atrativo mercado tubular de valor agregado” diz o comunicado.
Nesse contexto, a compra abre mercados estratégicos para a ArcelorMittal, uma vez que 85% dos 2,2 milhões de toneladas de capacidade anual de laminação da Vallourec estão concentrados em centros de produção integrados e de baixa emissão de carbono nos EUA e no Brasil, conforme explica o texto divulgado.
O CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal, comentou a negociação. “Como produtora de soluções tubulares premium, a Vallourec tem um papel crítico a desempenhar na transição energética, produzindo produtos vitais para aplicações de hidrogênio, CCS e geotérmicas, para as quais se espera que a procura cresça. Também tem uma pegada de carbono comparativamente baixa, com metas de melhoria ambiciosas. Estamos ansiosos para fazer parte do futuro da empresa”, disse no comunicado.
Ainda segundo divulgado pela ArcelorMittal, não há planejamento de lançar uma oferta pública de aquisição das ações remanescentes da Vallourec nos próximos seis meses.