Para oferecer novos recursos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento de aulas e projetos mais atrativos e que conectem os estudantes com as novidades e tendências educacionais mais modernas, a ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal, inaugurou o LAB Mentes Brilhantes em Resende (RJ).

O equipamento foi instalado na Escola Municipal Sagrado Coração e a cidade foi escolhida devido aos indicadores do projeto Liga STEAM 2023. O município possui 43 escolas municipais ativas na rede, 1142 professores vinculados ao projeto, além de professores participantes do Prêmio Nacional Liga STEAM.

O evento de entrega do LAB Mentes Brilhantes  contou com a presença de Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, Diogo Balieiro, prefeito de Resende, Tatiana Nolasco, Diretora de Futuro da ArcelorMittal Aços Longos e presidente de Fundação ArcelorMittal, Paulo Marcelo, diretor da unidade de negócios da ArcelorMittal Sul Fluminense, demais representantes da produtora de aço, poder público, educadores e estudantes da região.

Com acesso a equipamentos de ponta, meninas e meninos poderão montar robôs, aprender a programá-los e reforçar na prática os conceitos que são trabalhados nas áreas STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Os jovens poderão ainda aplicar e reforçar os conceitos trabalhados nas áreas STEAM e desenvolver habilidades e competências que os coloquem em posição de destaque em um futuro profissional.

Crédito: Sergio Yago

A diretora Tatiana Nolasco lembrou que a Fundação ArcelorMittal foi criada há 35 anos para conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania de jovens e crianças.

“Hoje, somos reconhecidos como os maiores incentivadores da abordagem STEAM no país e temos o compromisso de contribuir para a formação de cientistas e engenheiros talentosos para o amanhã. A entrega desse laboratório em Resende é mais um passo importante nessa jornada e reforça o nosso papel também no desenvolvimento da região sul-fluminense”, afirmou.

Para o diretor da unidade de negócio Sul Fluminense, Paulo Marcelo, a aproximação dos alunos dos ensinos fundamental e médio com o universo da siderurgia precisa ser vista como uma construção de futuro.

“A entrega do laboratório de robótica vai incentivar o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de gestão, a resolução de problemas reais, o trabalho colaborativo, o uso da tecnologia e a abertura para aprendizagem permanente. O objetivo é que as crianças e jovens de Resende sejam os engenheiros e especialistas em siderurgia nos próximos anos”, confirmou.

Presença no sul fluminense

A ArcelorMittal está presente nas plantas industriais desde 2018 e alcançou a liderança no mercado de aços longos.  As unidades de Barra Mansa e Resende abastecem o mercado doméstico e o mix de produtos é compreendido essencialmente por vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. São diversos clientes dos setores automotivo, energia, construção civil, indústria, agrícola e estruturas metálicas.

A usina de Resende entrou em operação em 2009 no modelo de mini-mill, utilizando a sucata metálica como principal insumo. É uma planta integrada com as áreas de Aciaria, Laminação e Trefilaria interligadas. A outra unidade da empresa na região é a de Barra Mansa, que completará 87 anos em 2024.

Voltar