CBMM e parceiras apresentam ônibus com bateria de carregamento ultrarrápido

Crédito: Divulgação/Volkswagen

O protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio foi apresentado ao mercado  nesta quarta-feira (19) pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração CBMM.

O veículo conta com a tecnologia inédita na indústria automotiva mundial e foi desenvolvido pela CBMM em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A tecnologia permite recarga ultrarrápida, que pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior à das baterias convencionais. 

O Gerente Executivo de Produtos de Bateria da CBMM, Rogério Marques Dias, explicou que a fase de testes do protótipo, que começa nesta quarta-feira, deve durar por mais 12 meses.

O monitoramento será em tempo real, da Holanda, que produziu o pantógrafo que carrega a bateria; do Japão, onde a Toshiba vai acompanhar o funcionamento da bateria; da Volkswagen, para verificar a mecânica e o desempenho; da CBMM, em Araxá, para acompanhar todo o processo.

O desenvolvimento da tecnologia de óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO, levou seis anos para ser concluído.

Em 2021, o projeto expandiu com a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que permitiu a aplicação da bateria em um ônibus elétrico a partir do desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento térmico, energético e  carregamento ultrarrápido. 

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica o CEO da CBMM, Ricardo Lima.

Crédito: Divulgação

Com a aplicação na operação real da CBMM, o veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto. 

A operação fornecerá dados ​​tanto sobre as características da bateria NTO quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para futura comercialização. 

“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30kWh. 

Entre as vantagens deste sistema, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita uma operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema.

O período de testes ainda é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada à essa validação. Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e para assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia. Após essa fase, será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. 

A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.

Voltar