A Vallourec já pode começar a primeira fase de ampliação da Mina Pau Branco, localizada em Brumadinho (MG). Segundo divulgado pela empresa, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) concederam as licenças necessárias para o início das atividades.
A primeira etapa do projeto vai estender a vida útil da mina e melhorar a qualidade das suas reservas e dos seus resultados. Com a aprovação das licenças, a expectativa é que as atividades de expansão comecem no final de 2024, dentro do prazo planejado.
A Mina Pau Branco fornece matéria-prima para o processo integrado de produção de tubos da Vallourec e diversifica o portfólio de rendimentos do grupo por meio da venda de minério de ferro para o mercado externo.
Um investimento mais significativo para a segunda fase do projeto de extensão da Mina está previsto para 2027. De acordo com a empresa, já está acontecendo uma negociação com as autoridades estaduais e federais para obter as licenças necessárias para essa etapa.
O CEO do Grupo Vallourec, Philippe Guillemot, ressaltou que, com a expansão, a Mina Pau Branco continuará dando suporte à produção de tubos e aos clientes da empresa.
“Projetos com retornos altos e rápidos também contribuirão para o desempenho financeiro da Vallourec e vão maximizar o valor gerado pela nossa base de ativos no Brasil. O processo de implementação é totalmente focado na segurança, proteção ambiental, eficiência produtiva e respeito por todos os nossos stakeholders”, afirmou.
Novos negócios
No último mês, a Vallourec anunciou o fornecimento completo de tubos de aço sem costura, conexões, acessórios e serviços premium para a Equinor no Brasil. As primeiras entregas do contrato estão previstas para o segundo semestre de 2025.
O contrato inclui ainda soluções digitais inovadoras e Serviços de Gestão de Tubulares da Vallourec, também chamados de TMS (Tubular Management Services). Os serviços vão aumentar a eficiência de operações onshore e offshore e reduzir custos para a Equinor.
O polo estratégico da Vallourec no Brasil, composto pelas usinas de produção Barreiro e Jeceaba (Minas Gerais), e pelo núcleo de serviços integrados VTS (Vallourec Tubular Solutions), em Rio das Ostras (Rio de Janeiro), vão atender as demandas da Equinor com elevado conteúdo local e cadeia de suprimentos otimizada.