A VLI Logística anunciou a compra de sete novas locomotivas para operar o primeiro Acordo de Transporte Ferroviário (ATF) dentro do país. A aquisição vai expandir a atuação da empresa no corredor Vitória-Minas, atualmente sob acordo operacional com a Vale.
A decisão, anunciada durante reunião de alinhamento estratégico com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marca mais um passo para a empresa na consolidação da sua presença em uma das principais malhas ferroviárias do Brasil.
O CEO da VLI Multimodal, Fábio Marchiori, ressalta que a adição dessas locomotivas deve aumentar a capacidade de transporte de cargas diversificadas da VLI, consolidando a estratégia da empresa de ampliar a interligação das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. “O objetivo é criar mais rotas eficientes para o escoamento de grãos, combustíveis e outros produtos essenciais para a economia do país”, destaca.
Durante a reunião, também foram colocadas em pautas discussões importantes sobre as concessões da VLI e os projetos para os próximos anos, especialmente para fechar 2024 e planejar 2025.
Foram abordados temas como a devolução de trechos ferroviários (como o trecho Bhering-Varginha), a extinção de contratos de arrendamento e a arbitragem entre a FNS e a concessionária Rumo, que impacta diretamente as operações na Ferrovia Norte-Sul.
Outro ponto de destaque foi o cronograma de obras e as discussões sobre a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, essencial para a operação da VLI no longo prazo.
Expansão das operações em Vitória-Minas
A VLI possui concessões que cobrem mais de 8 mil quilômetros de trilhos, incluindo a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). O novo investimento nas operações em Vitória-Minas representa uma nova fase de crescimento.
A ferrovia, atualmente sob controle da Vale, transporta grandes volumes de minério de ferro e a entrada da VLI promete diversificar o transporte de cargas na região, fortalecendo o corredor logístico nacional.
Investimentos e perspectivas
Nos últimos anos, a VLI tem se destacado por seus investimentos. Entre 2014 e 2023, a empresa aplicou mais de R$ 14 bilhões em infraestrutura, o que inclui a modernização de terminais intermodais e a ampliação da capacidade de transporte.
Atualmente, a companhia possui um parque de mais de 800 locomotivas e 24 mil vagões, operando em 300 municípios e cobrindo 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Com um volume de carga transportada em 2023 que atingiu 61 milhões de toneladas (TU), a empresa segue sua trajetória de crescimento. A compra das sete locomotivas para a operação em Vitória-Minas reforça a estratégia da VLI de diversificação de modais e ampliação do transporte de cargas além do minério de ferro, que domina a malha Vitória-Minas.
A VLI continua focada em fortalecer sua posição como um dos principais operadores logísticos do Brasil. A empresa está alinhada com os projetos do governo federal, por meio da ANTT, para a melhoria da infraestrutura ferroviária do país.
O cronograma de obras, a renovação das concessões e a resolução de pendências com a ANTT são fundamentais para o sucesso dos próximos anos, além da compra das sete locomotivas. “Essa parceria entre o público e o privado, entre concessionária e governo, está dando certo e aponta para um futuro de maior integração logística, trazendo benefícios tanto para o setor ferroviário quanto para a economia do país como um todo”, afirma o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.