Mais uma barragem da Vale teve o nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O Dique B, na Mina Horizontes, no município de Nova Lima (MG), recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a sua segurança.
Segundo a mineradora, a melhora das condições de estabilidade foi possível graças às obras de direcionamento das drenagens realizadas no entorno do reservatório, além das investigações geotécnicas complementares, que permitiram a reinterpretação dos parâmetros de resistência utilizados nas análises de estabilidade.
No mês de dezembro de 2024, além do Dique B, a barragem Campo Grande, localizada na Mina Alegria, no município de Mariana (MG), também teve seu nível de emergência encerrado pela ANM.
No total, desde 2022, 17 barragens da Vale deixaram o nível de emergência, o correspondente a 57% daa estruturas previstas no Programa de Descaracterização de Estruturas a Montante da empresa. Das 14 que ainda mantêm algum nível de emergência, todas se encontram inoperantes.
Também no mês de dezembro de 2024, foi concluída a descaracterização da barragem Área IX, em Ouro Preto (MG).
No local, serão realizadas obras complementares de reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e revegetação para validação pelos órgãos competentes.
A Vale aderiu ainda ao Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM), que tem o objetivo de garantir dano zero às pessoas ou ao meio ambiente durante todo o ciclo de vida das barragens. Lançado em 2020, a partir de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), foi o primeiro padrão global do setor mineral e um marco mundial para a segurança de barragens.
A mineradora informou que todas as barragens de água, rejeitos ou sedimentos da são monitoradas rotineiramente e recebem o devido acompanhamento dos órgãos públicos competentes, com adoção de ações preventivas e corretivas sempre que necessário.
Mais informações sobre a segurança e a gestão de barragens da Vale estão disponíveis em vale.com/barragem.