A Anglo American e a estatal chilena Codelco assinaram um acordo para desenvolver conjuntamente as suas operações vizinhas em Los Bronces e Andina, uma iniciativa que fará com que a produção de cobre tenha um aumento de 2,7 milhões de toneladas ao longo de 21 anos a partir de 2030.
O plano conjunto da mina deverá gerar um aumento do valor presente líquido (VPL) antes de impostos de pelo menos US$ 5 bilhões, que será partilhado igualmente entre as duas empresas.
Apesar da colaboração, tanto a Anglo American como a Codelco manterão todos os direitos de propriedade sobre os seus respectivos ativos, incluindo concessões mineiras, centrais e operações auxiliares, bem como a extração dos recursos, que será mantida separadamente.
Los Bronces é uma operação chave para a Anglo American e, em 2023, reportou uma produção de 215 mil toneladas e Andina, uma das divisões menores da Codelco, abrange as minas Rio Blanco e Sur Sur, e produziu mais de 164,5 mil toneladas de cobre no mesmo ano.
A Codelco já possui uma participação de 20% na Anglo American Sur, unidade local que opera as minas de Los Bronces e El Soldado, bem como a fundição de Chagres. A Anglo American está se reestruturando para se concentrar em cobre e minério de ferro, uma mudança estratégica que ocorreu depois da oferta pública de aquisição de US$ 49 bilhões da BHP no ano passado.
“O cobre está na vanguarda das nossas ambições de crescimento e já temos um caminho claro para mais de 1 milhão de toneladas de produção anual de cobre até o início da década de 2030, um aumento de 30%”, disse o CEO da Anglo American, Duncan Wanblad, em comunicado.
O presidente da Codelco, Máximo Pacheco, ressaltou a colaboração de longa data entre as duas empresas. “Esta relação desenvolveu-se através de mais de dez acordos de cooperação entre as duas empresas ao longo de meio século e hoje temos uma oportunidade única de repensar o desenvolvimento deste distrito mineiro”.