Porto do Açu e Sempen assinam acordo para fabricação de amônia verde

O contrato prevê a reserva de área no hub de hidrogênio de baixo carbono e derivados do complexo porto-indústria

Porto do Açu | Divulgação.

O Porto do Açu e a empresa Sempen, especializada na produção de combustíveis renováveis, assinaram um contrato para a construção de uma fábrica de amônia verde.

O acordo prevê a reserva de área no hub de hidrogênio de baixo carbono e derivados do complexo porto-indústria, localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro.

A nova planta terá capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de amônia verde por ano. A decisão final de investimento (FID) está prevista para 2027-2028, com o início da produção das primeiras moléculas verdes em 2030.

Assinatura do contrato entre Porto do Açu e Sempen (Mauro Andrade, Marcus Ricchezza, Juan Pablo Freijo, Letícia Villa-Forte, Ubiratan Castro, Luiz Trevia) – Foto: Divulgação | Porto do Açu

Com a parceria, o Porto do Açu fortalece seu papel na transição energética do Brasil, consolidando-se como um hub estratégico na cadeia de baixo carbono.

“O Porto do Açu avança no tema da transição energética ao desenvolver sua plataforma integrada para a economia de baixo carbono. A chegada da Sempen nos coloca como líder em projetos para a produção de hidrogênio e amônia verde no país”, afirma o Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo Logística, Mauro Andrade.

O complexo porto-indústria tem um ecossistema preparado e vantagens competitivas com calado profundo, área disponível com acesso direto ao cais e um cluster de serviços que reúne múltiplos fornecedores de suporte portuário e marítimo, consolidando-se como um hub de soluções de energia sustentável.

 

Voltar