A Anglogold Ashanti inaugurou a sala Segurança 4.0 na Mina Cuiabá, em Sabará (MG). O espaço é dedicado a treinamento com tecnologia de realidade virtual 3D, que permitirão que os funcionários que trabalham em atividades críticas interajam com o ambiente e tomem decisões sobre os procedimentos de segurança, simulando as situações de risco que eles enfrentam no dia a dia, com ênfase na aplicação de controles, checklists e procedimentos essenciais para a execução segura de processos.
“Ao mesmo tempo que reforçamos nosso compromisso primordial com a segurança, é também um exemplo da trajetória da empresa: pautada sempre na transformação e inovação tecnológica”, ressalta o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, Othon Maia.
A proposta da sala de segurança da AngloGold é maximizar a eficiência e a absorção do conteúdo, com treinamentos curtos, de 10 a 20 minutos, tornando o aprendizado mais eficaz e aumentando o engajamento dos empregados.
“Esse novo tipo de treinamento, mais conectado, respeita a diversidade de aprendizagem de cada um, abrangendo diferentes perfis e estilos, o que aumenta a assertividade do processo educativo”, explica a diretora de Segurança e Saúde, Fernanda Parro.
Equipada com três poltronas e óculos de realidade virtual, a sala de treinamento proporciona uma experiência imersiva e totalmente visual. A metodologia adotada pela AngloGold será 100% interativa, permitindo que os participantes se envolvam ativamente no processo de aprendizagem, de forma mais didática e compreensível.
Com ciclos anuais, os dois módulos iniciais de treinamento são sobre “equipamentos móveis” e “energia armazenada”.
O primeiro ciclo abordará tanto veículos leves quanto pesados, explicando aos operadores o que deve ser observado, tanto interna quanto externamente, no processo de inspeção pré-operacional. Os cenários simulados incluirão situações como motoristas fatigados e acidentes, permitindo que os participantes identifiquem as causas e os controles críticos que poderiam evitar acidentes.
Já o segundo treinamento, sobre energia armazenada, abordará isolamento de energia, ensinando como desenergizar adequadamente equipamentos e sistemas, com o objetivo de prevenir acidentes. Durante o processo, um instrutor estará presente para tirar dúvidas.