Samarco prorroga layoff até outubro

Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Folhapress.

Desde a suspensão das atividades em 2015, a companhia vem realizando ações para manter o quadro de funcionários.

A Samarco informou que prorrogou em mais três meses a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff). O acordo firmado em abril definia uma paralisação entre junho e julho, com possível prorrogação. Dessa forma, o layoff se estenderá até 31 outubro.

“Conforme previsto no acordo firmado, e diante da incerteza em relação à data da retomada das operações, o layoff será prorrogado por mais três meses (até 31/10)”, informa a mineradora no comunicado.

O acordo coletivo foi realizado com os sindicatos Metabase (MG) e Sindimetal (ES), sendo a decisão aprovada pelos empregados em assembleia e entendida como a melhor opção para manutenção dos postos de trabalho.

O layoff foi a solução para que a empresa mantivesse cerca de 800 empregados em seu quadro de pessoal, mesmo após 1 ano e oito meses sem atividades operacionais.

Os empregados com os contratos suspensos recebem uma bolsa do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) e cursos de qualificação profissional. A Samarco complementa o valor da bolsa, mantendo o rendimento líquido e todos os benefícios atuais dos empregados, como vale alimentação e plano de saúde.

Desde a suspensão das atividades, devido ao rompimento da barragem de Fundão, a companhia já realizou outras ações para manter o quadro de funcionários, como a Licença remunerada, entre 10 e 29 de novembro de 2015; Férias coletivas, de 30 de novembro a 29 de dezembro de 15; 2º período de Licença remunerada, entre 4 e 10 de janeiro de 2016, e os dois períodos de layoff, sendo um de 25 de janeiro a 25 de junho de 2016; e o atual, de 1 de junho a 31 de outubro de 2017.