Ibram lança estudo “Mineração e economia verde”

Encontro CNI Sustentabilidade 2016 - Foto Divulgação CNI

Pesquisa será apresentada na quarta-feira, 4, no evento CNI Sustentabilidade 2017.

O CNI Sustentabilidade 2017, evento que debate a sustentabilidade na indústria, será realizado na próxima quarta-feira, 4 de outubro. No dia, 14 setores industriais irão lançar relatórios que mostram como cada setor tem feito a sua parte, incluindo a mineração. Entre eles, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) irá apresentar o estudo “Mineração e economia verde”.

De acordo com a gerente de Assuntos Ambientais do Ibram, Cláudia Salles, o Instituto trata sempre de fomentar a sustentabilidade como prática habitual do setor, entendendo o papel da mineração como transformadora dos padrões de vida da sociedade. “Essa publicação busca mais uma vez difundir as boas práticas adotadas pelas mineradoras para toda sociedade brasileira”, afirma.

A pesquisa apresenta práticas que garantem a disposição adequada e segura dos rejeitos gerados pelo setor de mineração, questões como a utilização da água no setor e como otimizar esse uso. O estudo destaca ainda como uma pesquisa geológica do território a ser explorado pode contribuir para a redução dos resíduos gerados pelo setor.

O CNI Sustentabilidade acontece em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria, localizada na SBN Quadra 1- Bloco C, Edifício Roberto Simonsen, bairro Asa Norte. O encontro também irá tratar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados pela ONU em 2015, além de apresentar aos representantes da indústria nacional experiências internacionais sobre instrumentos econômicos para a precificação de carbono e a agenda de mudança do clima no Brasil, para o cumprimento dos compromissos assumidos na COP-21 (Acordo de Paris).